Detalhes do Documento

As relações de amizade entre as crianças na creche e no jardim-de-infância

Autor(es): Valadeiro, Carina Alexandra do Nascimento

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/19671

Origem: Instituto Politécnico de Setúbal

Assunto(s): Amizade; Relações de Amizade entre as Crianças; Creche e Jardim-de-Infância; Friendship; Friendship Relations between Children; Nursery and Kindergarten


Descrição

Relatório do Projeto de Investigação Mestrado em Educação Pré-Escolar

O presente Relatório do Projeto de Investigação foi realizado, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o intuito de compreender de forma mais aprofundada o papel das amizades das crianças em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância, assim como perceber a função do educador enquanto promotor e moderador fundamental da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. Neste projeto estão contidas situações que vivenciei nos períodos de estágio, nas instituições educativas onde estive inserida, bem como as minhas intervenções enquanto estagiária e as práticas das educadoras cooperantes nos contextos de Creche e Jardim-de-Infância. A metodologia utilizada neste relatório é a Investigação-Ação, que é uma metodologia que pertence à Investigação Qualitativa e que se insere no Paradigma Interpretativo. Para a realização da minha investigação utilizei dispositivos de recolha e análise de informação, tais como a observação participante, as notas de campo, os inquéritos por questionário, registos multimédia (fotografia), a análise documental e análise de conteúdo.

This Research Project Report was carried out, within the framework of the Master's in Childhood Educator of Preschool Education, in order to understand in a deeper way the role of children's friendships in the context of Nursey and Kindergarten, as well as perceive yhe role of the educator as promoter and fundamental moderator of children's learning and development. In this project are contained situations that I experienced in the internship periods, in the educational institutions where I have been inserted, as well as my interventions as a trainee and the practices of the cooperating educators in the contexts of Nursery and Kindergarten. The methodology used in this report is Research-Action, which is a methodology that belongs to Qualitative Research and that is inserted in the Interpretative Paradigm. In order to carry out my research I used information collection and analysis devices such as participant observation, field notes, questionnaire surveys, multimedia records (photography), document analysis and content analysis.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pinheiro, Augusto Luís de Brito Henriques
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.