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O desenvolvimento linguístico das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico

Autor(es): Formiga, Joana Filipa Rodrigues

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/20600

Origem: Instituto Superior de Educação e Ciências

Assunto(s): Desenvolvimento linguístico; Linguagem oral; Language development; Oral language


Descrição

Diferentes e vastos são os modos através dos quais podemos avaliar a competência linguística. Apresentando uma evolução ao longo dos anos, os testes de avaliação da linguagem permitem compreender se os processos que são esperados, relativos à compreensão e produção desta, estão a ser desenvolvidos corretamente. No contexto nacional, em 1997, um teste foi adaptado por Inês Sim-Sim, no sentido de avaliar o desenvolvimento linguístico e de obter um conhecimento mais alargado sobre as crianças falantes da língua portuguesa. Considerando a importância deste desenvolvimento e da sua avaliação, procurou-se neste estudo compreender o modo como se processa o desenvolvimento da linguagem oral aos 4 e 6 anos, recorrendo-se, desta forma, ao teste de Avaliação da Linguagem Oral de Inês Sim-Sim (de 1997) para avaliar os dois grupos de crianças. Para tal, adotámos uma metodologia de natureza qualitativa e de carácter interpretativo e recorremos à análise estatística para analisar e avaliar as respostas obtidas nos testes aplicados às 51 crianças participantes, à observação participante e participada e à análise documental. Quanto aos principais resultados encontrados, concluímos que não existe uma relação entre o sexo das crianças e o seu desenvolvimento linguístico e que as idades dos inquiridos têm uma estreita relação com desenvolvimento da sua linguagem oral. Para além disso, é notório um desenvolvimento positivo do domínio linguístico fonológico, a partir dos 4 anos, o que indica uma igualmente positiva preparação para o passo seguinte, a aprendizagem da leitura e escrita.

Different and vast are the ways in which we can assess language competence. Featuring an evolution over the years, language assessment tests allow us to understand whether the processes that are expected, with regards to understanding and production, are being developed properly. In the national context, in 1997, a test was adapted by Inês Sim-Sim, to assess language development and obtain a broader knowledge about young speakers of Portuguese. Considering the importance of this development and its assessment, this study sought to understand how the development of oral language at 4 and 6 years occurs, by using the Oral Language Assessment test by Inês Sim-Sim (1997) to evaluate the two groups of children. To this end, we adopted a methodology of qualitative and interpretative nature and resorted to statistical analysis to analyse and evaluate the responses obtained in the tests applied to 51 children participants, participant observation and participatory and document analysis. As for the main findings, conclude that there is no relationship between the sexes and their language development and that the ages of the respondents have a close relationship with the development of oral language. Furthermore, there is a clear positive development of phonological linguistic competence, from the age of 4, indicating an equally positive preparation for the next step, the learning of reading and writing.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Almeida, Ana Patrícia
Contribuidor(es) Repositório Comum
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