Detalhes do Documento

Crowdlending (Financiamento Colaborativo por Empréstimos) Perfil dos Early Fundraisers. Estudo de Caso - Plataformas Portuguesas

Autor(es): Bastos Gonçalves da Silva Moura, Henrique Miguel

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/21599

Origem: Instituto Superior de Gestão

Assunto(s): Crowdfunding; Crowdlending; Financiamento Colaborativo


Descrição

Este trabalho procura clarificar o processo de Crowdfunding, na vertente do Crowdlending e, especificamente analisar os resultados da actividade das plataformas nacionais de Crowdlending, Clicinvest e Raize e definir o perfil dos Early Fundraisers em Portugal. Os constrangimentos no acesso ao crédito sentidos no período 2008-2012, nas tradicionais fontes de financiamento da atividade económica, obrigaram à procura de fontes alternativas de financiamento. Concomitantemente, as instâncias políticas europeias têm manifestado forte empenho na adopção e difusão de programas de apoio ao surgimento de novos projetos, criação de startups e estímulo ao empreendorismo. É neste quadro que se têm desenvolvido projetos inovadores como o Crowdfunding – financiamento colaborativo, por via da afetação de recursos financeiros de particulares. Inicialmente muito vocacionado para apoio a atividades de cariz eminentemente social e ambiental, rapidamente entrou na esfera cultural, tendo-se, posteriormente, assumido como complemento e, eventualmente, uma alternativa ao apoio a projectos empresariais, afastados das tradicionais fontes de financiamento como o Crédito Bancário, Venture Capital e Business Angels. Na Europa dos 28 e especialmente no Reino Unido, a aplicação do conceito tem assumido uma influência muito relevante no desenvolvimento económico. A primeira regulamentação da atividade em Portugal surgiu, recentemente - Lei nº102/2015, de 24 de Agosto, complementada pela Portaria nº344/2015 de 12 de Outubro. As particularidades do conceito relacionadas com o Equity Crowdfunding e Crowdlending foram objeto de regulamentação em momento ainda mais recente, por via da publicação do Regulamento da CMVM nº 1/2016. O tema assume uma relevância pela necessidade de avaliação dos resultados do conceito a nível internacional, pela caracterização dos diferentes modelos, tipo de propostas apresentadas e o correspondente nível de aceitação pelo mercado, relação estabelecida com clientes e desenvolvimento de estratégias de Customer Relationship Management, análise de comportamento do consumidor, preceitos legais de suporte a nível de garantias dos investidores, proteção de direitos de autor, funcionamento de plataformas e suportes de transferências monetárias.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Moreira de Carvalho, Rui
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.