Autor(es):
Siciliano, Florencia Beatriz Aranda
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/21846
Origem: Instituto Superior de Educação e Ciências
Assunto(s): processos educativos; reflexão; supervisão pedagógica; supervisor pedagógico; educational processes; pedagogical supervision; pedagogical supervisor; reflection
Descrição
Este trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre figura do papel do supervisor pedagógico e sobre os processos educativos, destacando aspetos relevantes desta figura, como a aquisição de uma perspetiva reflexiva e a capacidade de escuta ativa. Apresenta-se a problemática, analisando-se a importância crescente da reflexão sobre este papel. Optou-se por uma metodologia qualitativa, tratando-se de um estudo de caso único, dada a sua natureza essencialmente exploratória e o facto de o sujeito do estudo constituir simultaneamente o próprio caso. Fez-se, assim, uma abordagem narrativa integrada na linha de pesquisa de “vida profissional”. Conclui-se que é de grande importância o papel reflexivo desenvolvido pela figura do supervisor nos processos educativos.
The aim of this study is to produce a reflection on the role of the pedagogical supervisor as well as on the educational processes, highlighting relevant aspects such as the acquisition by the supervisor of a reflexive attitude and of a capacity for active listening. The problem is presented with an analysis of the growing importance of the supervisor’s role. The qualitative method was chosen, considering that this was a case study, with a single participant. A narrative approach was developed within the line of research on “professional life”. The study concludes that the role of the reflexive supervisor is fundamental in order to achieve the best results in an educational setting