Detalhes do Documento

Mercado potencial para um novo hotel em Elvas: destino emergente de turismo cultural

Autor(es): Palhas, António José

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/22983

Origem: Universidade Europeia

Assunto(s): Turismo cultural; Elvas; Vila Galé; Atratividade de um hotel; Satisfação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Descrição

Atualmente o turismo cultural apresenta-se como um dos tipos de turismo que mais receitas gera com um contributo muito significativo para o desenvolvimento cultural das cidades. Elvas, cidade fronteiriça do Alto Alentejo, classificada como Património Mundial da Unesco em 2012 possui atributos para afirmar-se como destino cultural: património histórico, cultural, religioso e militar. A instalação de um hotel da cadeia Vila Galé em Elvas constitui uma mais-valia para a cidade e um desafio para fixar os atuais visitantes à cidade, num destino que até agora tem um estatuto de destino de passagem. Para tal recorreu-se a uma recolha de dados primários, por recurso a questionários estruturados que propunham caracterizar o perfil dos turistas, as motivações de viagens e preferências por serviços hoteleiros de forma a criar pacotes, serviços e experiências que potenciem a fidelização do turista. Os inquéritos efetuados revelam um turista cultural, com formação superior, maioritariamente de nacionalidade espanhola e que não pernoita no destino, mas recomenda o mesmo e tem intenção de voltar. Prefere o automóvel na deslocação, valoriza as redes de comunicação e aprecia a gastronomia local. As preferências por serviços hoteleiros sugerem que o turista está disponível para pagar 65,55€ por dormida em média, neste preço inclui o pequeno-almoço, num espaço que pretende reservar online. Privilegia a limpeza, a existência de parque de estacionamento, piscina e SPA. O gosto pela gastronomia, sobejamente revelado propõe que no hotel surja um restaurante temático e cozinha de autor, como elemento de preferência. O ensaio de preferências reveladas e a análise SWOT permite esboçar a posição competitiva do hotel e definir a estratégia a prosseguir para transformar o visitante de Elvas num potencial hóspede.

At present cultural tourism is one of the types of tourism that generates more revenue with a very significant contribution to the cultural development of cities. Elvas, a border town in the Upper Alentejo, classified as a Unesco World Heritage Site in 2012 has attributes to assert itself as a cultural destination: historical, cultural, religious and military heritage. The installation of a Vila Galé chain hotel in Elvas is an asset to the city and a challenge to fix current visitors to the city, in a destination that until now has a destination status of passage. For this purpose, a primary data collection was used, using structured questionnaires that proposed to characterize the profile of tourists, motivations of trips and preferences for hotel services in order to create packages, services and experiences that enhance tourist loyalty. The surveys carried out reveal a cultural tourist with a higher education, mainly of Spanish nationality and who does not stay overnight, but recommends the destination and intends to return. It prefers the automobile in the displacement, it appreciates the networks of communication and it appreciates the local gastronomy. Preferences for hotel services suggest that the tourist is available to pay € 65.55 per night on average, this price includes breakfast in a space that it wants to book online. It values the cleaning, the existence of parking, swimming pool and SPA. The taste for gastronomy, well revealed proposes the existence of a themed restaurant and author's cuisine, as element of preference. The revealed preferences test and the SWOT analysis allow outlining the hotel’s competitive position and setting the strategy to continue to turn the Elvas visitor into a potential guest.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Correia, Antónia
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.