Detalhes do Documento

Promover a comunicação numa criança com implante coclear e autismo

Autor(es): Pinto, Andreia Filipa Carvalho

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/23143

Origem: Instituto Politécnico de Coimbra

Assunto(s): Comunicação; Surdez; Autismo; Implante Coclear


Descrição

A comunicação está na base do comportamento humano em sociedade e no acesso à informação. No entanto, aquilo que para a maioria dos seres humanos surge naturalmente, em crianças com necessidades educativas especiais pode representar um verdadeiro desafio. Pretendeu-se com este trabalho aprofundar o conhecimento sobre as necessidades educativas especiais, relacionando-as com o autismo, a surdez e os Implantes Cocleares. Tendo como caso de estudo uma criança surda com implante coclear e autismo, o objetivo principal do trabalho desenvolvido foi a implementação de estratégias que facilitassem a sua comunicação e pudessem potenciar o seu acesso a informações e novos conhecimentos. É sabido que as crianças com autismo têm formas preferenciais para comunicar e aprender, sendo que neste caso em particular, procurando ir ao encontro das suas necessidades e interesses específicos utilizou-se a música e as Tecnologias de Informação e Comunicação, mais concretamente os programas digitais Vox4all e vídeos do Youtube. Embora algumas condicionantes, ao longo do período de intervenção inicialmente previsto, tenham ocorrido, tal como uma segunda cirurgia para colocação de novo implante com consequente internamento hospitalar, uma avaliação externa confirmou a eficácia e eficiência das estratégias utilizadas com a criança e também o impacto benéfico do apoio familiar proporcionado.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.