Detalhes do Documento

A perceção de pais e professores sobre o acompanhamento parental em estudantes de música

Autor(es): Duro, Alexandra

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/23350

Origem: Instituto Piaget

Assunto(s): Acompanhamento parental; Perceção de pais; Perceção de professores; Estudantes de música; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Descrição

Este presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, que a autora se encontra a realizar, do Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, do Instituto Piaget Almada, no ano letivo 2016/2017. Após a experiência de estágio, foi sentida a necessidade de perceber o acompanhamento parental face às várias atividades que integram esta parte do mestrado. Verificou-se que existe uma relação, após revisão de literatura, entre o acompanhamento parental e o sucesso escolar. Deste modo, pretendeu-se estudar a perceção dos pais/encarregados de educação e dos professores quanto ao acompanhamento parental. Foram inquiridos 179 professores e 53 encarregados de educação (EE) tendo sido aplicados os dois Questionários de Envolvimento Parental na Escola, versão para professores e para pais, respetivamente. No grupo dos encarregados de educação, na subescala 2 e subescala 4 verificou-se diferenças entre as idades dos alunos e entre os graus dos mesmos, não tendo sido encontradas diferenças no grupo dos professores. Desta forma verificou-se que o acompanhamento parental, nas subescalas mencionadas, tem mais relevância para os pais/encarregados de educação

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Luís
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.