Detalhes do Documento

Avaliação da satisfação profissional dos enfermeiros num ACES da região de Lisboa

Autor(es): Rabaça, Maria Helena Pires Correia

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/24156

Origem: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Assunto(s): Gestão em enfermagem; Enfermeiros; Cuidados de saúde primários; Satisfação profissional


Descrição

O enfermeiro gestor assume-se como figura central numa organização de saúde no que diz respeito à gestão na enfermagem, procurando a melhoria contínua dos cuidados prestados à população. Assim como existe preocupação com a qualidade dos cuidados de saúde, existe também uma preocupação crescente com a satisfação profissional, nomeadamente dos enfermeiros, enquanto elemento influenciador da saúde do próprio, da sua qualidade de vida e da sua influência sobre os indivíduos e as organizações, apresentando-se como um importante indicador de gestão. A constante reorganização dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), aliada ao interesse pessoal sobre o tema, motivou o presente estudo que tem como objetivo geral, a avaliação da satisfação profissional dos enfermeiros num Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), da Região de Lisboa. Pretendemos descrever os níveis de satisfação profissional do referido ACES, compreender a relação entre a satisfação profissional e os fatores sociodemográficos e profissionais e identificar a satisfação profissional dos enfermeiros nas diferentes Unidades Funcionais (UF), existentes. Trata-se de um estudo observacional de natureza descritiva, transversal e correlacional, onde se utilizou o Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional-ACeS (…) v2, (IASP ACeS (…) v2), do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), com a coorientação do respetivo autor. Os resultados demonstraram que a dimensão que apresenta maiores níveis de satisfação é, à semelhança de estudos idênticos, a “Melhoria Contínua da Qualidade” (MCQ). Em relação aos fatores sociodemográficos e profissionais, apenas referir que os homens estão menos satisfeitos que as mulheres, não se registando nas outras variáveis, diferenças estatisticamente significativas. No que respeita à “Satisfação Global” (SG), os resultados apresentam algumas diferenças entre as UF, nomeadamente na Unidade de Saúde Pública (USP) e nas Unidades de Saúde Familiar (USF) Modelo B. A “Qualidade de Prestação de Cuidados” (QLT) é uma dimensão em que o grau de satisfação revelou-se apenas “Regular”.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lucas, Pedro Bernardo
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.