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O role playing game pedagógico e a socialização de alunos com síndrome alcoólica fetal

Autor(es): Carvalho, Vera Lúcia Leite

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/4180

Origem: Escola Superior de Educação João de Deus

Assunto(s): Alcoolismo; Comportamento; Socialização; Jogo; Educação


Descrição

O presente trabalho de investigação tem como objetivo estudar a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), analisando os transtornos de comportamento associados e a utilização do Role Playing Game (RPG) como estratégia pedagógica. Neste âmbito e a um nível mais específico pretende-se verificar as possibilidades de exploração do RPG quer como recurso quer como estratégia pedagógica e averiguar, segundo a prática dos docentes, a sua aplicação no processo de socialização de alunos portadores de Síndrome Alcoólica Fetal, assim como estabelecer uma relação entre aluno-escola-sociedade. A investigação foi sustentada por uma revisão de literatura onde se aborda o conceito de Síndrome Alcoólica Fetal, segundo vários autores e os transtornos comportamentais a ela associados. Focou-se também na aplicação do jogo como estratégia no processo ensino-aprendizagem; na definição do RPG e a sua certificação enquanto jogo de interpretação de personagens, a sua utilização como recurso pedagógico e a viabilidade de uma aplicação específica em crianças com SAF. Neste sentido, delineamos uma metodologia mista de investigação, recorrendo, numa primeira fase, ao questionário dirigido aos professores do Ensino Básico, da zona norte do país, com a finalidade de analisar se os professores estão conscientes e sensibilizados para a problemática da SAF, se legitimam o jogo baseado em regras como um instrumento facilitador de interação, integração e da consequente inclusão dos alunos com SAF; se conhecem o jogo RPG e a sua utilização como metodologia pedagógica; e finalmente, se reconhecem que as práticas educativas devem promover a consolidação do processo de socialização dos alunos. Numa segunda fase, fazendo recurso à entrevista semiestruturada, realizada a professores do Ensino Básico, Secundário e Universitário, de Portugal Continental, com a prática da aplicação do RPG em sala de aula e comparadas as opiniões acerca da sua aplicação

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum
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