Detalhes do Documento

Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância

Autor(es): Baptista, Rute Sofia Paulo

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/4313

Origem: Instituto Politécnico de Setúbal

Assunto(s): Interacção entre adulto/criança; Solicitude; Vinculação; Profissionalidade específica; Vygotsky; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Interaction between adult/child; Concern; Attachment; Specific professionalism; Sociocultural perspective of Vygotsky


Descrição

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Este Projecto de Investigação, intitulado por “ Interacção entre adulto/criança na Creche e Jardim-de-Infância” tem como objectivo compreender como o adulto, no papel de educador, pode auxiliar o desenvolvimento da criança, enquanto seu alicerce nas suas aprendizagens. Trata-se de um Projecto de Investigação que se insere na Investigação Qualitativa, incidindo no paradigma interpretativo, devido ao seu contributo valorativo ao nível da investigação na educação. Primeiramente, apresentam-se os factores que consideramos como relevantes no desenvolvimento da criança, nomeadamente quanto à importância da vinculação, à perspectiva sociocultural de Vygotsky, a profissionalidade específica da Profissão, entre outros, o que permite compreender os contornos teóricos em que assenta o nosso estudo. Numa segunda parte, apresentamos o quadro metodológico do nosso Projecto, de Investigação no qual constatam os objectivos, os instrumentos e as técnicas de recolha de dados e a caracterização dos contextos de estágio que nos acolheram. O estudo foi realizado em duas fases de estágio, nomeadamente ao nível de creche e de jardim-de-infância, num período de dez semanas em cada contexto. Na terceira parte do Projecto, apresentamos a análise e interpretação da Intervenção, na qual, com base nas informações recolhidas, analisamos e interpretamos a nossa intervenção, com o intuito de compreender como o educador, ao interagir com a criança, a pode auxiliar tanto em actividades, como nos próprios momentos da rotina diária da sala.

This research project, titled as "The Interaction between adult / child in the Nursery and Kindergarten” aims to understand how the adult, in the role of the educator, can aid the development of the child as their foundation in their learning process. This is a research project which falls within the Qualitative Research, focusing on the interpretive paradigm. These Research Project was divided in three parts. First, we present the factors we consider relevant in child development, particularly on the importance of linking, the sociocultural perspective of Vygotsky, the professionalism of the specific Profession, among others, which allows us to understand the theoretical essence underlying our the study. In the second part, we present the methodological framework of our Project Research were we clarify which objectives, instruments and techniques of data collection and characterization of the contexts of stage that we were welcomed. The study was conducted in two phases of training, especially at nursery and kindergarten over a period of ten weeks in each context. In the third part of the project, we present the analysis and interpretation of our intervention, in which is based on information collected, analyzed and interpreted our intervention in order to understand how the educator, when interacting with the child, can help in activities, or such as in the very moments of the daily routine of the room.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pinheiro, Augusto; Correia, Isabel
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.