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Memória e aprendizagem na escola inclusiva

Autor(es): Monteiro, Maria Isabel Ramalho

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/4632

Origem: Escola Superior de Educação João de Deus

Assunto(s): Integração escolar; Aprendizagem; Memória


Descrição

A escola é, por excelência, um contexto formal de aprendizagem e, nos últimos anos, uma das grandes lutas travadas foi a de universalizar o acesso à escola, ou seja, o de proporcionar uma educação para todos. Ao longo dos vários níveis de ensino é exigida a aprendizagem de um número significativo de novas informações e a sua posterior recordação, quer no decorrer das aulas ou na realização de provas, quer mesmo nas relações sociais e na resolução efetiva de problemas. Estas tarefas de aprendizagem e recordações estão diretamente relacionadas com a memória humana nos processos de aquisição, retenção e recuperação de conhecimento. A memória é uma das funções mais importantes do Homem, tendo um papel determinante na relação com o meio externo, na socialização, na construção da personalidade e do comportamento e no desempenho em geral. (Sprenger, 1999; Arándiga, 2010) Com este trabalho pretendemos verificar o aumento exponencial da memória através da aplicação de um programa de metamemória a alunos da escola inclusiva (10 sessões) em que se trabalharam as memórias: semântica, episódica, emocional, automática e procedimental nas quais os alunos foram levados a MEMORIZAR, RECORDAR para… APRENDER. Utilizámos um design experimental – aplicação de um pós-teste (igual ao pré-teste) em duas turmas (um grupo de controlo e um experimental), procurando avaliar se este tratamento influencia o resultado nos dois grupos. (Tuckman, 1994; Creswell, 2010) As dificuldades de aprendizagem (DA) estão relacionadas com alterações que se produzem tanto nas estruturas como nos processos centrais de aprendizagem. São reconhecidos como défices no processamento de informação ou cognitivo, cuja funcionalidade é determinada pelo seu potencial em retirar, dos estímulos sensoriais, informações com significado psicológico. O uso inadequado dos processos cognitivos: atenção, perceção e memória, implicados na aprendizagem escolar é uma característica fundamental das DA. As nossas conclusões apontam para a necessidade da exploração sistemática e consistente da metamemória no sentido de conduzir os alunos a aprendizagens efetivas, utilizando estratégias de organização, elaboração, associação, evocação, repetição e recordação de nomes, palavras, conceitos, imagens, sons, entre outros. Com esta investigação pretendemos evidenciar que o conhecimento metacognitivo permite ao sujeito tomar consciência dos processos que utiliza para aprender e tomar decisões adequadas sobre que estratégias utilizar em cada tarefa e, ainda, avaliar a eficácia dessas estratégias, alterando-as quando elas não deem os resultados esperados.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum
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