Autor(es): Azevedo, Sónia Marisa Barros Vieira
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/4779
Origem: Escola Superior de Educação João de Deus
Assunto(s): Integração escolar; Educação física; Paralisia cerebral
Autor(es): Azevedo, Sónia Marisa Barros Vieira
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/4779
Origem: Escola Superior de Educação João de Deus
Assunto(s): Integração escolar; Educação física; Paralisia cerebral
Este trabalho tem como principal objetivo compreender qual é o contributo da Expressão e Educação Físico-Motora no desenvolvimento escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Numa primeira parte, a amostra foi composta por cento e dois professores de vários níveis de ensino e para a obtenção significativa de conclusões, foi utilizado como instrumento de estudo, o inquérito por questionário. Numa segunda parte, e para complementar o objecto de estudo abordou-se particularmente um estudo de caso da inclusão de uma criança portadora de Paralisia Cerebral nas actividades de Expressão e Educação Físico-Motora e efeitos destas no seu processo de ensino aprendizagem. Para tal recorreu-se à entrevista e à observação naturalista de sessões no Jardim de Infância. Os resultados mostram que as atividades de Expressão e Educação Físico-Motora contribuem para o desenvolvimento integral e aproveitamento escolar das crianças com Necessidades Educativas Especiais, concedendo que devem ser praticadas desde o contexto pré-escolar.Também é verificável que os Educadores/Professores, obtêm maior interação com os seus alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais quando planeiam e recorrem as atividades anteriormente referidas, isto permite-nos encaminhar o contexto escolar dos docentes para o foco de discussão de novos referenciais para a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais.