Detalhes do Documento

A identidade corporativa no contexto museológico um projeto de identidade visual corporativa para o museu nacional do azulejo

Autor(es): Santos, Eduardo

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/6445

Origem: Escola Superior de Artes e Design

Assunto(s): Azulejo; Design; Identidade; Museu


Descrição

A identidade estabelece um fundamental complemento para o indivíduo enquanto agente participativo num contexto social. A sua crescente valorização a nível corporativo também se reflete nos dias de hoje pela relevância que um sistema de representação visual pode ter na atribuição de valores de distinção, em relação à concorrência. Perante a importância evidenciada motiva-nos dar início a uma investigação sobre esta área do design de comunicação, através de uma proposta de desenho para a identidade do Museu Nacional do Azulejo, onde encontramos espaço para melhorar os artefactos que constituem a sua comunicação institucional. Sobre o projeto proposto perspetivamos desenvolver um estudo que contextualize a disciplina da identidade corporativa, falando da sua origem, da sua importância no quadro corporativo e museológico e dos conceitos adjacentes relacionados com a marca. Motiva-nos também estudar o azulejo, sendo o conteúdo expositivo, importante para a definição da identidade museológica e sendo também uma peça tão representativa da cultura portuguesa, rica de expressão, tradição e valor cultural. Assim, levamos em conta esta realidade para a resolução das insígnias do Museu Nacional do Azulejo e por conseguinte transformar este sistema de comunicação num vínculo para divulgar esta instituição e a sua arte azulejar, tão relevante para Portugal.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados