Autor(es):
Santos, Sandra dos
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/6879
Origem: Instituto Politécnico de Setúbal
Assunto(s): Graffiti; Graffiti Stencil; Writer; Manifestação artística; Arte urbana; Cultura visual; Vandalismo
Descrição
Este estudo incidiu num projecto que teve a intenção de ser um contributo para a abordagem do Graffiti, mais especificamente o Graffiti Stencil, em contexto escolar, a partir de um processo investigativo efectuado no decorrer deste ano lectivo. Uma proposta pedagógica integrada numa actividade de caracter simples, aplicada a alunos do 2º ciclo do ensino básico, mas com uma mensagem intrínseca e relevante a transmitir ao público-alvo. Em contexto escolar existe a necessidade de variar as práticas e de incutir valores sociais aos alunos. A disciplina de EVT, é um espaço por si só propício à abordagem destas questões e ao desenvolvimento de conteúdos que possam interagir com o meio que nos rodeia. Urge reflectir sobre o que é contemporâneo e as formas diversas de expressão associadas, entre elas a Arte Urbana e neste caso particular o Graffiti, tema que se propõe abordar, no sentido de compreender se os alunos conseguem fazer a distinção entre esta forma de arte e o vandalismo a si associado. Sendo hoje em dia, praticamente impossível contemplar uma cidade que não esteja num local ou outro contagiado por esta forma de manifestação artística, para alguns considerado vandalismo e para outros “…poesia visual no espaço urbano…” (Susana Távora Almeida; 2008, p.12). Este projecto, tem também como finalidade, compreender a opinião dos jovens sobre o Graffiti, o que à partida já conheciam relativamente a este tema (antes da implementação do projecto) e que conceitos adquiriram após a conclusão deste.
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal