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Atratividade ao ingresso para a classe de Praças em regime de contrato ou voluntariado do Exército

Autor(es): Machado, Hugo

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/6923

Origem: Academia Militar

Assunto(s): Atratividade; Exército; Incentivos; Praças; Retenção


Descrição

O Exército necessita de um número adequado de Praças em Regime de Contrato e Voluntariado (RC/RV) para poder cumprir as missões que lhe estão incumbidas de defesa militar do país. Devido à mudança basilar verificada em 2004 transitou-se de um sistema de conscrição para um regime de prestação de Serviço Militar assente no voluntariado, em tempo de paz. Estas mudanças fizeram com que o Exército tivesse de concorrer em situação de igualdade no mercado de trabalho para satisfazer as suas necessidades em Recursos Humanos (RH), contudo é necessário melhorar a atractividade para que os jovens optem por servir no Exército. Este trabalho de investigação divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira parte efectua-se o enquadramento teórico onde se aborda, inicialmente, a parte conceptual e a legislação que rege a temática, a situação actual dos efectivos e o Regulamento de Incentivos (RI) em vigor para o RC/RV. A segunda parte reporta-se ao trabalho de campo, à análise e discussão dos resultados obtidos durante o trabalho de campo desenvolvido e às conclusões e recomendações. A metodologia da parte teórica tem por base a análise documental. Na parte prática utilizaram-se inquéritos e entrevistas a diferentes amostras , com o intuito de saber como tornar mais atractivo o ingresso e permanência dos militares da classe de Praças em RC/RV. Chegou-se à conclusão que para ser mais atractivo o ingresso e permanência é necessário rever o sistema remuneratório desta classe, principalmente, na frequência da Instrução Básica (IB) e quando estão deslocados. Quanto ao RI tem de ser mais apelativo relativamente às vagas reservadas aos militares para o ingresso no Quadros Permanentes das Forças Armadas (FA2) e das Forças de Segurança (FS). Por último, e não menos importante, possibilitar formação profissional certificada durante o tempo de permanência na instituição, para que a reintegração profissional seja mais fácil.

Abstract The Army needs an adequate number of soldiers to accomplish the nation military defense. In 2004 the military service was changed from a conscription regime to a regime based on volunteering, putting the Army equal to other organizations, competing in the labour market to satisfy its Human Resources needs, but it is necessary to work on the attractiveness to encourage young people to choose to serve in the army. This investigation is divided in two fundamental parts. The first one, the theoretical guideli nes are presented with a conceptual and legal approach that guides this subject, the current staff situation and the pertinent Incentive Regulation. The second part consists of to the field investigation and the analysis and discussion of the results gained during the same field investigation, finishing with the conclusions and recommendation. The theoretical part methodology was based on a documental analysis. And the practical part was based on interviews and questionnaire, applied to different sam ples, with the objective of discovering how to make the entrance and the permanency in the contract regime and in the volunteer regime, of the soldier’s class, more attractive. It was concluded that to make the entrance and permanency more attractive it would be necessary to review the remunerative system of this class, during the basic training and when a soldier is displaced from his home area. The Incentive Regulation has to be more appealing in the reserve vacancies to join the permanent staff of the Armed Forces and the Security Forces. It was also concluded that it would be necessary to allow certified and professional training during the permanency in the institution for an easier labour reinstatement.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum
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