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Psicoeducação unifamiliar em famílias de pessoas com doença mental grave

Autor(es): Gomes, Rui Miguel Teixeira

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/7617

Origem: Instituto Politécnico de Setúbal

Assunto(s): Esquizofrenia; Família; Psicoeducação Unifamiliar; Enfermagem; CIPE; Saúde Mental; Schizophrenia; Family; Single-family Psychoeducation; Nursing; ICNP; Mental Health; Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria


Descrição

Relatório do Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

Este relatório de trabalho de projeto, surge no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Nele é integrado o Projecto de Intervenção em Serviço realizado em contexto de estágio num Serviço de Reabilitação de um Hospital Psiquiátrico de Lisboa. Realça-se o seu contributo para aquisição de competências para o grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. A doença mental grave (nomeadamente esquizofrenia) enquanto entidade incapacitante e limitativa na forma como interfere e condiciona o domínio do pensar, do sentir e do agir, assume proporções significativas na trajetória de vida da pessoa e respetiva família. Esta, enquanto sistema, vivencia várias fases adaptativas perante o facto de um dos seus membros sofrer de uma doença mental grave. Procura desenvolver estratégias e encontrar respostas e orientações perante a sua necessidade de suporte ou perante a sua falta de informação. A revisão da literatura aponta para a psicoeducação unifamiliar enquanto estratégia terapêutica amplamente reconhecida pelos ganhos em saúde que gera, comportando-se como uma abordagem direcionada para as famílias de pessoas com esquizofrenia, a ser desenvolvida e implementada nos serviços de saúde mental. A necessidade de se construirem e implementarem intervenções específicas de apoio às famílias de pessoas com esquizofrenia coloca em destaque o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental, no que respeita ao seu perfil de competências específicas para a conceção, implementação e avaliação de um programa de psicoeducação unifamiliar. São mobilizados os contributos do Modelo de Sistemas de Betty Neunam e da Teoria das Relações Interpessoais de Hildegrad Peplau, bem como a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem enquanto ferramenta dos Sistemas de Informação em Enfermagema para traduzir em diagnósticos e intervenções de enfermagem concretos esta aboradagem tão específica. Desta forma, pretende-se delimitar e aprofundar o campo de intervenção do Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria.

Abstract: The report of the current project is part of the 2nd year of the Master in Health Science Nursing and Psychiatry, where it is included the Intervention Project in Service developed in the internship in a Rehabilitation Service of a Psychiatric Hospital in Lisbon. This was crucial to acquire the demanded competences for the Master in Health Science Nursing and Psychiatry. Serious mental illness, namely schizophrenia, being incapacitating and restrictive in terms of the way in which interferes and limits thinking, feeling and acting, has significant proportions in the life of the person and of her/his family. The family, as a system, has different adaptive stages concerning the mental illness of one of its members. It tries to develop strategies, answers and guidelines, so they can support the member with the illness and so they can acquire more information about it. The literature review emphasizes the single-family psychoeducation as a therapy, which is known by its advantages and also as an approach which is oriented for the family of patients. This therapy must also be developed and implemented in Mental Health Services. The need for specific interventions to support the families of people with schizophrenia highlights the role of the Specialized Nurse in Mental Health Nursing, concerning the specific competencies for the conception, implementation and evaluation of a single-family psychoeducation program. In the present work, the contributions of the Systems Model of Betty Neuman and the Interpersonal Relationships of Hildegrad Peplau, as well as the International Classification for the Nursing Practice are brought into the discussion, as a tool of the Information Systems in Nursing, in order to translate this specific approach into concrete nursing diagnosis and interventions. In this sense, the goal is to delimit and to deepen the field of intervention of the Master in Health Science Nursing and Psychiatry.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ramos, Lino
Contribuidor(es) Repositório Comum
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