Detalhes do Documento

Caracterização do Perfil de Competências do Gestor

Autor(es): Fernandes, Vasco Luís Quaresma Simões

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/7682

Origem: Instituto Politécnico de Setúbal

Assunto(s): Gestor; Papéis; Funções; Competências; Manager; Roles; Functions; Skills


Descrição

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais

As empresas encontram-se em constante mudança devido a diversos fatores no seu meio ambiente. Nesses fatores é possível encontrar fenómenos como a globalização ou as tecnologias, que como novos desafios empresariais têm exigido a modificação das empresas, da gestão e principalmente do gestor. Para perceber como é que o gestor pode enfrentar estes desafios, é preciso compreender primeiro, qual o seu papel, as suas funções e aquilo que necessita para os desempenhar, as competências. O principal objetivo deste trabalho é caracterizar o perfil de competências que um gestor deve deter para enfrentar o dia-a-dia nas empresas, que como iremos analisar, é cada vez mais inconstante. Para cumprir os objetivos iremos utilizar como metodologia um estudo qualitativo de natureza exploratória, sendo a entrevista semi-estruturada a principal fonte de recolha de dados e a análise de conteúdos como técnica de tratamento de dados. As entrevistas foram realizadas a seis gestores de empresas, desde pequenas e médias empresas a grandes grupos de referência do respetivo setor. No fim do estudo, são elaborados e analisados os resultados da análise da informação obtida dos gestores. Conclui-se que o gestor deve possuir três tipos de competências que são, as competências técnicas, humanas e conceptuais para desempenhar as suas funções e os seus papéis, por exemplo o de líder ou o de empreendedor.

Abstract:Companies are facing constant changes due to several factors in their environment. Among these factors is possible to find phenomena such as globalization or technology. These subjects are now the new business challenges and they have been demanding a change in companies, management and the mangers. To understand how the manager can face these challenges, first it’s necessary to understand which are his roles, his functions and what he needs to be able to perform them, the skills. The main goal of this study is to characterize the skills profile that the manager should have to face every day in the company, and as we will conclude, this skills profile is going to be more and more unstable. To reach the goals we will use, as methodology, a qualitative study of exploration nature, with a semi-structured interview as main source of data collection and the analysis of content as data processing technique. The interviews were conducted with six managers of companies, from small businesses to large reference groups of the respective sector. At the end of the study the results from the analysis of information obtained from the managers will be presented. The conclusion will show that the manager should have three types of skills which are the technical, human and conceptual to perform their functions and their roles, for example the role of leader or entrepreneur.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Almeida, António José
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados