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Identificação da dislexia de desenvolvimento segundo o modelo de Dupla-Via Dis

Autor(es): Santos, Ana Rita Lourenço Martins dos

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/8037

Origem: Instituto Politécnico de Setúbal

Assunto(s): Leitura; Dislexia de desenvolvimento; Modelo de Dupla-Via; Dislexia visual; Dislexia Fonológica; Dislexia de Superfície; Dislexia Direta; Dislexia Profunda; Consciência Fonológica; Reading; Developmental Dyslexia; Dual-Route Model; Visual Dyslexia; Phonological Dyslexia; Surface Dyslexia; Direct dyslexia; Deep Dyslexia; Phonological Awareness


Descrição

Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, Área de Especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem

O presente estudo tem como objetivos identificar vários tipos de dislexia de desenvolvimento, em crianças falantes do português europeu, e verificar se a dislexia de desenvolvimento está associada a dificuldades de consciência fonológica. Foram analisados os desempenhos no Instrumento de Despiste de Dislexia de Desenvolvimento e no Instrumento de Avaliação da Consciência Fonológica relativos a 18 crianças, 14 com perturbação da leitura e 5 sem perturbação da leitura, dos 5.º e 6.º anos de escolaridade, selecionadas por professores do Agrupamento Vertical de Portel. O estudo é piloto, descritivo e comparativo, e teve por base a descrição do número e tipo de erros de leitura produzidos pelas crianças e a análise do desempenho em tarefas de consciência fonológica, bem como a comparação dos dados obtidos para as crianças com e sem perturbação de leitura. Verificou-se que as crianças com perturbação da leitura apresentam resultados mais baixos no número de erros de leitura produzidos do que as crianças sem perturbação de leitura. Verificou-se que as crianças com perturbação da leitura apresentam dislexia fonológica e/ou dislexia visual. Este facto demonstra que, em crianças falantes do português europeu, se verificam pelo menos dois tipos de dislexia de desenvolvimento abordados na literatura internacional. Verificou-se que, na comparação dos grupos de crianças para o Instrumento de Avaliação da Consciência Fonológica, apenas há diferenças estatisticamente significativas para as provas de síntese fonémica de palavras e de pseudopalavras. Concluiu-se, ainda, que a dislexia de desenvolvimento parece estar associada a dificuldades na consciência fonológica.

Abstract: This study aims to identify different types of developmental dyslexia in speakers of European Portuguese, and verify if developmental dyslexia is associated to difficulties in phonological awareness. Performance in the Instrumento de Despiste da Dislexia de Desenvolvimento and Instrumento de Avaliação da Consciência Fonológica have been analyzed for 18 children, 14 impaired readers and 5 good readers, from 5th and 6th grades, selected by teachers from Agrupamento Vertical de Portel. This is a pilot study, descriptive and comparative, and was based on the description of the number and the type of reading errors produced by children and on the analysis of their performance on phonological awareness tasks, as well as on the comparison of the data obtained for children with and without reading disorders. It was found that children with reading disorder have lower results in the number of reading errors produced. The children evaluated in this study have phonological dyslexia and/or visual dyslexia, what shows that speakers of european portuguese have at least two types of developmental dyslexia addressed in the literature. By comparing the results of the two groups of children in Instrumento de Avaliação da Consciência Fonológica, it was found that there are only statistically significant differences in the phonemic synthesis of words and pseudowords tasks. It was also concluded that the developmental dyslexia seems to be associated with difficulties in phonological awareness.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Castro, Ana Lúcia
Contribuidor(es) Repositório Comum
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