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A educação para o desenvolvimento sustentável e os contratos de autonomia: contributo para o estudo da implementação da educação para o desenvolvimento sustentável nas organizações escolares com contrato de autonomia

Autor(es): Oliveira, Inácia Maria Gonçalves de

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/8634

Origem: Instituto Superior de Educação e Ciências

Assunto(s): Educação para o desenvolvimento sustentável; Contratos de autonomia; Organizações escolares


Descrição

Este trabalho é um estudo exploratório sobre a implementação da educação para o desenvolvimento sustentável nas organizações escolares com contrato de autonomia. Tem como objetivo conhecer as potencialidades destes contratos na promoção e implementação de princípios e valores no domínio do desenvolvimento sustentável nas organizações escolares e nas comunidades envolventes. Apoia-se num quadro documental diversificado e nas perceções de diretores sobre os valores, comportamentos e atitudes favoráveis à implementação da educação para o desenvolvimento sustentável no contexto das organizações escolares. O corpo teórico revela a importância que as organizações escolares podem ter para a integração da educação para o desenvolvimento sustentável na sociedade e releva o papel de entidades internacionais na elaboração de recomendações que influenciam as políticas dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas. A abordagem metodológica baseia-se no paradigma qualitativo exprimindo-se através da interpretação do quadro teórico confrontada com os dados empíricos da investigação. Analisam-se quinze contratos de autonomia, selecionados aleatoriamente, e envolvem-se, mediante a realização de entrevistas semidiretivas, três diretores de escolas/agrupamentos com contrato de autonomia, selecionados por terem sido negociadores do primeiro grupo destes contratos. Este corpus é examinado na base da análise documental e da análise de conteúdo, constituindo um quadro de referência para a implementação da educação para o desenvolvimento sustentável nas organizações escolares. Os resultados da investigação evidenciam que o contrato de autonomia negociado entre as escolas e a tutela reconhece competências a vários níveis aos diretores e às organizações escolares. Os diretores entrevistados identificam potencialidades nas suas organizações escolares para a implementação da educação para o desenvolvimento sustentável com ênfase nos projetos e no estabelecimento de parcerias. O trabalho finaliza apontando um conjunto de linhas orientadoras no âmbito da implementação da educação para o desenvolvimento sustentável, bem como pistas metodológicas para um posterior prosseguimento de estudos.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gomes, Manuel António Carvalho
Contribuidor(es) Oliveira, Inácia Maria Gonçalves de
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