Detalhes do Documento

O trabalho de projecto no Ensino Secundário: Contributo para uma cultura de mudança

Autor(es): Damião, Isabel Maria Pires de Azevedo Nunes Alves

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/8765

Origem: Instituto Superior de Educação e Ciências

Assunto(s): Metodologia de Trabalho de Projeto; Área de Projeto; Competências; Ensino Secundário; Projetos


Descrição

Este estudo pretende compreender a forma como a metodologia do Trabalho de Projeto, é implementada no Ensino Secundário e propor melhorias no sentido de rentabilizar a utilização desta metodologia no contexto de ensino-aprendizagem. Este tema é atual no seio educativo e enquadra-se na última reforma do Sistema Educativo. Faz, por isso, parte do quotidiano das escolas. A Área de Projeto, o espaço onde se desenvolve a metodologia de Trabalho de Projeto, por ter uma natureza transdisciplinar e interdisciplinar, e por ser uma área integrada do conhecimento através de práticas curriculares em que os problemas são questionados e as atividades negociadas, tem um potencial enriquecedor para os alunos e justifica, por si só, a inclusão nos currículos nacionais. A investigação norteia-se por objetivos de contribuir para que a metodologia de Trabalho de Projeto seja aplicada a todos os níveis de escolaridade do ensino secundário, de descrever as potencialidades da metodologia de Trabalho de Projeto, de identificas as potencialidades que esta metodologia permite no desenvolvimento de competências dos alunos. Procura-se, também, identificar as principais dificuldades na implementação de projetos, compreender a importância da aprendizagem através do desenvolvimento de projetos e promover, na organização educativa, uma cultura de desenvolvimento de projetos, através do conhecimento e da aplicação da metodologia de Trabalho de Projeto. A investigação do ponto de vista metodológico utiliza a metodologia de trabalho de projeto com o intuito de propor um Projeto de Intervenção que possa provocar melhorias e mudanças no contexto em estudo. Assim, optou-se por um trabalho de natureza qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, realizadas a vários intervenientes, de modo a abranger um maior leque de diversidades e perspetivas, acerca da temática em estudo. O produto final deste estudo é um Projeto de Intervenção, em que se apresenta uma proposta concreta de melhoria e mudança na forma de aplicar a metodologia de Trabalho de Projeto no Ensino Secundário.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Almeida, Ana Patrícia
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.