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Práticas atuais e ideias em intervenção precoce no Alentejo: percepções dos profissionais

Autor(es): Augusto, Helena Sofia Mendes

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/9098

Origem: Instituto Superior de Educação e Ciências

Assunto(s): Early Childhood Intervention; Perceptions of professional; Typical practices; Ideal practices; Intervenção; Precoce na Infância; Perceção dos profissionais; Práticas típicas; Práticas ideais


Descrição

No campo da Intervenção Precoce na Infância tem-se verificado uma crescente preocupação com a avaliação da qualidade das práticas, defendendo-se a utilização de práticas baseadas em evidências (Almeida, 2009). Avaliar as perceções dos profissionais revela-se importante, não só para compreender as práticas utilizadas, para aferir a qualidade dos programas, mas também para sensibilizar os últimos para as práticas recomendadas (Warfield & Hauser-Cram, 2005, citados por Mendes, 2010). Neste estudo pretende-se compreender as perceções que os profissionais das Equipas Locais de Intervenção (ELI) do Alentejo têm em relação às suas práticas típicas, bem como as suas perceções acerca das práticas ideais. Participaram 167 profissionais de 25 equipas dos distritos de Portalegre, Évora e Beja e da região do Alentejo Litoral, a quem foram remetidos, via correio, os instrumentos de recolha de dados, o Questionário aos Profissionais de IPI e a Escala de Avaliação de Serviços: Famílias em Contextos Naturais, uma tradução da Families in Natural Environments Scale of Service Evaluation (FINESSE; McWilliam, 2008/2000). De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que (1) existem diferenças estatisticamente significativas e de elevada magnitude entre as perceções que os profissionais das ELI do Alentejo têm em relação às práticas típicas e ideais; (2) não existem diferenças estatisticamente significativas na perceção que os profissionais das ELI do Alentejo têm em relação às práticas típicas e ideais, quando consideradas as variáveis idade, tempo de experiência profissional em IPI, formação de base e formação complementar; e (3) existem diferenças entre as perceções que os profissionais das ELI do Alentejo têm em relação às práticas típicas, em função das perceções dos profissionais acerca do tipo de funcionamento da equipa, com os profissionais que caracterizam o funcionamento da equipa como transdisciplinar a relatar práticas típicas mais próximas das práticas recomendadas. Os resultados suscitam duas implicações essenciais: a formação dos profissionais e linhas de futura investigação.

In the field of Early Childhood Intervention (ECI) there has been a growing concern with the assessment of the quality of practices, advocating the use of evidence-based practice (Almeida, 2009). Assessing the perceptions of professionals is important not only to understand the practices used, in order to assess the quality of programs, but also to raise awareness in the professional community of the recommended practices (Warfield & Hauser-Cram, 2005, cited by Mendes, 2010). In this study we aim to understand the perceptions that professionals of Local Intervention Teams (LIT) of Alentejo have about their typical practices, as well as their perceptions about the ideal practices. Participants were 167 professionals from 25 teams from the districts of Portalegre, Évora, and Beja and from the region of the Alentejo coast, to whom we sent, using regular mail, the instruments of data collection, the Questionnaire to ECI Professionals and the Portuguese translation of the Families in Natural Environments Scale of Service Evaluation (FINESSE; McWilliam, 2008/2000). According to the results, it appears that (1) there are strong statistically significant differences between the perceptions that practitioners of LIT of Alentejo have regarding typical and ideal practices; (2) there are no statistically significant differences between the perceptions that professionals of LIT of Alentejo have, in relation to typical and ideal practices, when considering variables such as age, years of experience in ECI, basic training, and further training; and (3) there are statistically significant differences between the perceptions of professionals of LIT of Alentejo regarding typical practices, as a function of professionals perceptions regarding the functioning of their team, with professionals that rate their team as transdisciplinary reporting typical practices closer to recommended practices. The results raise two key implications: professional training and lines of future research.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Aguiar, Cecília; Carvalho, Leonor
Contribuidor(es) Repositório Comum
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