Detalhes do Documento

Relatório final de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: interculturalidade, a diferença como riqueza a valorizar

Autor(es): Vaz, Ana Catarina Fernandes

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/9348

Origem: Instituto Superior de Educação e Ciências

Assunto(s): Interculturalidade; Inclusão; Multicultural; Estratégias Educativas; Aprendizagem Cooperativa


Descrição

Este trabalho aborda o tema da interculturalidade, através da inclusão de alunos de culturas diferentes numa sala multicultural de pré-escolar de uma escola pública. São então, apresentados os esforços realizados pela estagiária, assim como as medidas e estratégias adotadas para contribuir de uma forma positiva para esta integração. Na intervenção efetuada pela estagiária dá-se a conhecer a problemática identificada como prioritária e as estratégias educativas, usadas nas práticas desenvolvidas através de três intervenções significativas realizadas com o grupo de crianças, apoiadas por uma aprendizagem cooperativa definida essencialmente por Arends (2008). São então mostrados os progressos significativos realizados pelo grupo através da abordagem à interculturalidade com o objetivo da inclusão de todas as crianças. Em suma, ao longo do relatório é revelado o processo de desenvolvimento do percurso de estágio realizado pela estagiária com vista à sua profissionalização, onde são realizadas reflexões críticas sobre o trabalho desenvolvido com o grupo de crianças, assim como os diferentes passos dados até à fase final deste percurso.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mestre, Amélia; Jorge, José Reis
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.