Detalhes do Documento

Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

Autor(es): Gonçalves, Lisa Raquel dos Santos

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/525

Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Assunto(s): Estágio pedagógico; Educação física; Processo de formação; Competências; Avaliação; Reflexão; Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário; .; Centro de Ciências Sociais


Descrição

O presente relatório de estágio visa integrar grande parte da intervenção didático-pedagógica do ano letivo 2011/2012, na Escola Secundário Jaime Moniz, numa reflexão cientificamente sustentada. De um modo geral, pretendemos dar a conhecer e analisar o trabalho realizado ao longo desta formação inicial, mostrando as competências adquiridas, as experiências vivenciadas e as estratégias de planeamento e gestão adotadas para um processo de transformação, quer dos alunos, quer do professor estagiário. Para um melhor enquadramento da nossa estadia, ao longo do respetivo ano letivo, começámos por caraterizar a escola em questão como forma de compreender o seu meio envolvente. De seguida, e atendendo às linhas programáticas definidas para este estágio, respeitámos as quatro grandes atividades propostas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (direção de turma, caraterização da turma, estudo de caso, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Todas estas atividades refletem as respostas necessárias à intervenção pedagógica de um docente, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, visam ser induzidos, estimulando a capacidade de identificação de problemas e de criação, seleção e operacionalização de estratégias, resultando numa transformação do indivíduo e numa melhor integração no sistema educativo. Os capítulos finais, visam ilustrar as considerações de todo o processo de formação e as recomendações para futuros estágios.

Universidade da Madeira

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lopes, Hélder Arsénio; Correia, Ana Luisa
Contribuidor(es) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.