Detalhes do Documento

Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola/família: um estudo no ensino pré-escolar na RAM

Autor(es): Santos, Carminda da Conceição Baptista de Sousa

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/692

Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Assunto(s): Escola; Família; Relação; Comunicação; Educação Pré-escolar; Madeira (Portugal); Psicologia da Educação; .; Centro de Ciências Sociais


Descrição

A presente tese no âmbito do Curso de Mestrado em Psicologia da Educação da Universidade da Madeira, pretende analisar a perceção dos educadores de infância de algumas unidades de préescolar da Região Autónoma da Madeira sobre a relação escola-família. Esta relação recíproca, que cada docente estabelece com as famílias das suas crianças, é o pilar de todo um processo comunicacional entre dois sistemas (familiar e educativo), que não só se complementam como são interdependentes. Partindo deste pressuposto, surgiu a nossa questão de investigação na medida em que a relação escola-família apresenta ainda algumas debilidades e os intervenientes parecem não maximizar todas as potencialidades desta colaboração. O presente estudo pretende assim, conhecer e compreender a perceção e as representações dos educadores de infância sobre o modo como é planificada e concretizada a relação família-escola. Tendo em conta a problemática atrás explicitada, consideramos a recolha de crenças e perceções sobre esta temática, junto dos Educadores, fundamental para a aquisição de informação proveitosa e pertinente. Assim, definimos como objetivos basilares deste projeto, recolher, analisar e compreender as perceções das educadoras de infância sobre a relação escola-família assim como identificar a importância da utilização de estratégias adequadas que favoreçam e consolidem as relações entre estas duas instituições.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Beja, Maria João Gouveia Pereira; Franco, Maria da Glória Salazar D`Eça Costa
Contribuidor(es) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.