Detalhes do Documento

Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário

Autor(es): Serrão, Isabel Maria Dias dos Santos

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/11817

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Formação; Reflexão; Práticas letivas; Desenvolvimento; Teacher training; Reflective practice; Teaching practices; Professional development


Descrição

Este relatório descreve, analisa e reflete a Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu entre setembro de 2010 e junho de 2011, na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora. Encontra-se dividido em seis secções: 1. - Preparação científica, pedagógica e didática; 2. - Planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; 3. - análise da prática de ensino; 4. - Participação na escola; 5. - Desenvolvimento profissional; e 6. - Reflexão sobre a PES. No relatório dou conta do percurso formativo que realizei na ESAG, as opções que tomei e os fundamentos em que me apoiei. Destaco a aquisição de competências ao longo de toda a PES, particularmente as que decorreram da experiência da condução de aulas, das metodologias de ensino e estratégias de avaliação de do relacionamento com os alunos, professores e trabalhadores não docentes. Procurei em todos os momentos assumir uma postura reflexiva, essencial para um desenvolvimento profissional de qualidade, que fosse garante de um ensino de excelência facilitador da aprendizagem; ### Abstract: Report on Supervised Teaching Practice carried out in André de Gouveia School This report describes analyses and reflects the Supervised Teaching Practice (STP) conducted between September 2010 and June 2011, in Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), in Évora. It is divided into six sections: 1. - Scientific, pedagogical and didactic preparation; 2. - Planning and conducting classes and learning evaluation; 3. - Analysis of teaching practice; 4. - School participation; 5. - Professional development; and 6. -Reflection about the Supervised Teaching Practice. In the report, I describe my training path in ESAG, the choices I made and the grounds on which I relied. I highlight the skills throughout the ST, particularly those that resulted from the experience of conducting lesions, the teaching methodologies and evaluation strategies of learning, and the relationships with students, teachers and no-teaching employees. I tried at all the times, take a reflexive attitude, essential to a quality professional development, which would guarantee a quality education facilitator of learning.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.