Detalhes do Documento

A seleção e o uso da gramática no 1º ciclo

Autor(es): Assis, Maria Cristina Estiveira Encarnado

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/11922

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Gramática; Critérios de seleção de manuais de gramática; Gramática no 1º CEB; Grammar; Criteria for selection of the manuals of grammar; Grammar in the 1st cicle of basic education


Descrição

O presente estudo enquadra-se na dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação― Supervisão Pedagógica. Os objetivos são conhecer as representações dos professores que lecionam no 1.º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Abrantes no ano letivo 2012/2013 sobre a seleção e uso do manual de gramática em contexto pedagógico. O quadro conceptual mostra a existência de diferentes significados do conceito de gramática, de norma gramatical e de transposição didáctica e a abordagem do tema no discurso oficial desde a Lei de Bases do Sistema Educativo às Metas Curriculares. O estudo empírico seguiu uma abordagem quantitativa e descritiva. Os resultados obtidos através de questionário e a análise realizada mostram que os docentes consultam diversos manuais de gramática, que não há uniformização de critérios para a seleção, nem para o uso da gramática e que sentem necessidade de formação nesta área temática; ### Abstract: The Selection and the Use of the Grammar in the 1st Cicle This study is part of the dissertation for the degree of Master in Science of Education-Supervision. The objectives of this work are to know the representations of teachers teaching in the 1stCicle of Basic Education in the municipality of Abrantes in the academic year 2012/2013 concerning the selection and use of the manual of grammar in teaching context. The study presents the existence of different meanings of the concept of grammar, of standard grammar and of didactic transposition and an approach to the topic in the official discourse from the Law of the Education System to Curriculum Goals. The empiric study follows a quantitative and descriptive approach. The results obtained through the questionnaire and the analysis show that there are no uniform criteria for the selection, or to the use of the manual of grammar, teachers consult several manuals of grammar and feel the need for training in this subject.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.