Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo

Autor(es): Moura, Ana Cristina Letras

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/12998

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Avaliação colaborativa; Qualidade; Investigação-acçãO; Espaços e materiais; Colaborative avaliation; Quality; Investigation-action; Space and materials


Descrição

O presente relatório intitulado “Prática de Ensino Supervisionada em educação préescolar: Avaliação da qualidade como processo colaborativo”, desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim-de-infância e tem como finalidade a obtenção do grau mestre em Educação Préescolar. A instituição onde desenvolvi o estágio foi a Coopberço, numa sala heterogénea de creche e no jardim-de-infância com um grupo de 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido, adotando a metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que forma a qualidade do espaço e materiais influenciam o nível de envolvimento das crianças, revelando ser fundamental avaliar a qualidade dos espaços e materiais para potenciar a qualidade das aprendizagens das crianças. Para tal, trabalhei colaborativamente com educadoras e crianças. Neste processo de investigação ação foram utilizadas as escalas ECERS e ITERS e o Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), com a utilização da Escala de Envolvimento da Criança; Abstract: Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process The present report entitled “ Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process”, was developed under the curricular unit: Practice of Supervisioned teaching in nursery and kindergarten and the purpose is the achievement of the master degree in Pre- school education. The institution where I developed the traineeship was Coopberço , in a heterogeneous classroom in nursery and kindergarten with a group of children with 3 and 4 years old. The developed work , adopting the methodology investigation- action, try to understand how the quality of the space and materials have Influence in the level of involvement of children, revealing to be essential to assess the quality of the spaces and materials to increase the quality of the children’s learning. For that, I worked with kindergarten teacher and children. In this investigation-action process was used the ECERS and ITERS scales and the manual “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP)”, using the children enveloping scale .

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.