Detalhes do Documento

Estudo sobre as necessidades de formação contínua em química e planificação de uma acção de formação

Autor(es): Gomes, Catarina Ferreira

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/14704

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Química laboratorial; Professores de física e química; Formação contínua; Laboratorial chemistry; Physics and chemistry teachers; Continuos professional development


Descrição

O presente trabalho centra-se, numa primeira parte, no estudo das necessidades e preferências dos professores de Física e Química relativamente aos conteúdos que gostariam de ver aprofundados numa acção de formação contínua. Para tal, realizou-se uma investigação nas escolas de 3º Ciclo e Secundário do Distrito de Évora, As informações necessárias ao estudo foram recolhidas através da aplicação de um questionário. A análise dos resultados permitiu uma caracterização do perfil dos inquiridos, assim com a determinação das suas preferências face ao tema, metodologia, perfil da acção, calendarização anual e carga horária, relativamente a Formação Contínua. Com base nestas informações, numa segunda parte, foi planificada uma acção de formação contínua estruturada para ser ministrada na Universidade de Évora e acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, tendo como tema principal o conteúdo mais seleccionado pelos inquiridos: Química e Industria - Equilíbrios e desequilíbrios e que contempla uma importante componente laboratorial; ABSTRACT:In this work is developed a study on the needs and peferences of continuous professional development activities, for Physiscs and Chemistry high school teachers, and the planning of an adequade training course, based on an investigation with 3rd cycle and secondary schools of the Évora district. Data necessary for the empirical part of the study was collected through a survey questionnaire. Building on the knowledge arising from the survey questionnaire responses analysis, a training session/event was planned and designed to be held at Évora University and to be certified by the Scientific-Pedagogical Council for Continuous Training of Portugal. The training session was focused on the content selected by most respondents: Chemistry and Industry - balances and imbalances and contemplates an importante laboratorial component.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados