Detalhes do Documento

O facebook e os estudantes universitários: função, interacções e contributos da rede social

Autor(es): Teixeira, Marisa Alexandra Pinto

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/14928

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Facebook; Redes sociais; Comunicação; Estudantes universitários e interacção; Facebook; Social networks; Communication; College students and interaction


Descrição

Redes sociais são hoje serviços muito utilizados permitindo a comunicação, troca de informação, acesso a conteúdos, entre outras. Com mais de mil milhões de utilizadores, o Facebook é a rede mais usada. Assim, pretendeu-se saber quais as funções, interacções e contributos que o Facebook tem para os estudantes universitários. Após recolha de dados junto de 20 estudantes da Universidade de Évora, as respostas foram submetidas a uma análise de conteúdo, permitindo encontrar cinco grandes temas: Caracterização, Funcionalidade, Utilização, Aspectos Sociais e Privacidade do Facebook. Os resultados obtidos indicaram que os estudantes utilizam o Facebook para fins essencialmente sociais, como contacto com pessoas, incluindo amigos distantes ou novas pessoas e para partilha de informação, nomeadamente fotografias, músicas, vídeos, ou mesmo aspectos académicos. Estes resultados apontam para uma crescente utilização das redes sociais para comunicação e relações interpessoais, evidenciando a pertinência na investigação sobre os contributos que redes como o Facebook trazem; ABSTRACT: Social network services are now widely used enabling communication, information exchange, access to content, among others. With over a billion users, Facebook is the most used network. Thus, it is sought to learn what functions, interactions and contributions that Facebook provides to college students. After collecting data from 20 students at the University of Évora, the responses were subjected to content analysis, allowing the finding of five major themes: Characterization, Function, Use, Social Aspects and Facebook Privacy. The results indicated that students use Facebook mainly for social purposes, such as contact with people, including distant friends or new people and sharing information, including photos, music, videos, or even academic aspects. These results point to an increasing use of social networks for communication and interpersonal relations, highlighting the relevance of research on the contributions that networks like Facebook bring.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Chaleta, Maria Elisa Rolo
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.