Autor(es):
Paulini, Zoltan
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/17839
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Oni-intervalaridade; Onicontornidade; Onimicromodalidade; Fonologia vetorial; All-interval; All-contour; All-micromode; Vectorial phonology
Descrição
PAULINYI, Zoltan. Revisão de alguns axiomas da teoria contemporânea da música e sua consequência na composição. 1111 f. Tese de doutoramento. Departamento de Música da Universidade de Évora, Portugal, 2013. A partir do século XX, a teoria musical desenvolveu-se rapidamente incorporando premissas que não sofreram suficiente reflexão acadêmica. Este estudo objetiva delimitar a validade de alguns destes axiomas e aplicá-los em composição de obras originais. Os principais axiomas tratam da inversão melódica, harmônica e fonética, da equivalência de oitavas heptatônicas, da teoria de contornos, da retificação de algoritmos oni-intervalares, da espacialização sonora, da objetividade de critérios estéticos na própria escrita musical. Defende-se a tese de que axiomas divergentes podem ser combinados numa mesma obra sem ferir sua integridade ou coerência, sendo necessário utilizá-los dentro de seus domínios de validade: e.g. alturas e intervalos em melodia, classes de alturas e de intervalos em harmonia. Os principais produtos desta tese são composições que utilizam estruturalmente a oni-intervalaridade, onicontornidade e onimicromodalidade, além de obras vocais que aplicam operações apofônicas de inversão e retrogradação da fonologia vetorial; ABSTRACT: PAULINYI, Zoltan. Revision of some axioms of the contemporary music theory and its consequences in composition. 1108 pp. Doctoral thesis. Music Department of the University of Évora, Portugal, 2013. Since the 20th century, the musical theory quickly evolved embodying premises that have not received enough academic pondering. This study aims to delimit the validity of some of these axioms and apply them for composing original works. The main axioms refer to melodic, harmonic and phonetic inversion, heptatonic octave equivalence, contours theory, rectification of all-interval algorithms, sound spatialization, objectivity of aesthetic criteria in the musical writing. This thesis supports that divergent axioms, used within their validity domains, can be combined in the same work without damaging its integrity and coherence: e.g. pitches and intervals in a melody, pitch classes and interval classes in harmony. The thesis main outputs are pieces that have all-interval, all-contours and all-micromodes structure, and vocal works that apply inversion and retrogradation apophonic operations from vectorial phonology.