Detalhes do Documento

A avaliação do desempenho docente no contexto da escola pública brasileira: um estudo a partir das percepções dos professores de uma escola do ensino médio

Autor(es): Silva, Izabel Matos de Aguiar ; Neto, António José dos Santos

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/17930

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Ciências da Educação; Avaliação de Desempenho; Professores; Brasil


Descrição

A presente investigação surgiu a partir da situação vivida atualmente pela educação brasileira, no que diz respeito à avaliação do desempenho docente. Pretendeu-se conhecer a realidade de uma escola pública no Estado do Pará, através de uma pesquisa in loco inspirada no estudo de caso, com a finalidade de perceber como, por que e com que consequências profissionais e pedagógicas os professores daquela escola eram avaliados, mesmo que fosse apenas informalmente. No enquadramento conceitual de base foi explorado o tema da profissionalidade docente. Os objetivos principais do estudo permearam a análise sobre a avaliação do desempenho docente e suas finalidades, os instrumentos utilizados para tal avaliação e a relação deste procedimento com as propostas legais existentes. Sustentando o estudo, recorreu-se a uma abordagem metodológica mista, contemplando a utilização de questionários dirigidos aos professores da escola. Espera-se que dos resultados possam ser derivados valiosos contributos para uma melhor compreensão do processo de avaliação do desempenho docente no contexto da educação brasileira e paraense, na medida em que o tema, ainda pouco investigado, causa polêmica quanto aos processos instalados. Os resultados tenderam a apontar para a necessidade de implantação definitiva do sistema de avaliação docente formal no sistema educacional paraense.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.