Autor(es):
Martins, Djalma Farias
Data: 2017
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/21230
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Música pós-tonal; Composição; Estrutura; Hierarquia; Ornamentação; Post-tonal music; Composition; Structure; Hierarchy; Ornamentation
Descrição
A partir do pressuposto de que o dodecafonismo culminou na eliminação de camadas hierárquicas, uma vez que todas as notas utilizadas na composição musical se tornam essenciais, este estudo trata da reintrodução de hierarquias no pós-tonalismo. Assim, nosso objeto de estudo é a estrutura hierárquica na música pós-tonal, seu reconhecimento, seus níveis hierárquicos, suas dependências e ordem de predominância de camadas, com ênfase na camada ornamental. Por meio de um conjunto de princípios, critérios e propostas que foram sendo compilados ao longo deste estudo tanto a partir do trabalho de vários autores quanto da nossa observação do objeto de estudo que nos levou a formalizar princípios e critérios originais, realizamos a análise de excertos musicais dos compositores Berio, Boulez e Bochmann, bem como de nossas composições, o que revelou a formação de camadas estruturais e ornamentais, evidenciando o acontecimento do restabelecimento de estrutura hierárquica na música pós-tonal; Abstract: Hierarchisation of Structural Layers in Post-Tonal Music. The Ornamentation in the Music of Boulez, Berio and Bochmann. Based on the assumption that twelve-note music eradicated hierarchical musical relationships, since all the notes used in a musical composition are essentials, this study (thesis) concerns the reintroduction of hierarchies in post-tonal music. Thus, the object of our study is hierarchical structures in post-tonal music, its recognition, its hierarchical levels, its dependencies, and layer preponderance order, with emphasis on the existence of an ornamental layer. By means of a set of principles, criteria and propositions that were compiled throughout this research from the work of several authors and from our own observation, we have analyzed musical excerpts from works by Berio, Boulez and Bochmann, as well as our own compositions, which reveal the formation of structural and ornamental layers, showing the reintroduction of hierarchical structure in post-tonal music.