Autor(es): Martins, Sílvia Ana Pereira
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/1366
Origem: IC-online
Assunto(s): Aprendizagem; Crianças; Plataformas móveis; Jogos
Autor(es): Martins, Sílvia Ana Pereira
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/1366
Origem: IC-online
Assunto(s): Aprendizagem; Crianças; Plataformas móveis; Jogos
Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pela Professora Catarina Silva e pelo Professor Luís Marcelino.
Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de jogos educativos em plataformas móveis, com touch screen, por crianças entre os 2 e os 3 anos. Este estudo baseou-se na seleção de um conjunto de jogos paradigmáticos, tendo também sido desenvolvido um jogo novo, com vista à observação das crianças enquanto interagiam com o dispositivo e os jogos. Os resultados apresentados mostram que a utilização de novas tecnologias móveis é extremamente bem aceite pelas crianças, tendo sido possível chegar a um conjunto de conclusões relativas às relações entre as características de jogabilidade/ aprendizagem e o interesse/ conhecimento por parte das crianças. As crianças aprenderam com extrema facilidade os conceitos de toque e arraste, não obstante a existência de fatores como a timidez e a dificuldade de concentração que influenciam de uma forma por vezes determinante a demonstração das competências e da compreensão do objetivo do jogo.