Autor(es):
Gonçalves, Fátima Maria da Cruz
Data: 2018
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/3316
Origem: IC-online
Assunto(s): Deficiência visual; Livro ilustrado; Livro Infantil; Inclusão; Mediador; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Descrição
O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado de Comunicação Acessível. A problemática “Como adaptar um livro infantil para crianças com deficiência visual visando a aquisição de conteúdos?” surgiu no contexto profissional como professora de Educação Especial e Designer no Institut pour Déficients Visuels no Luxemburgo. A fraca existência (se não nula) de livros ilustrados adaptados para crianças com deficiência visual na língua luxemburguesa, torna importante realizar pesquisa de maneira a melhorar qualitativamente estes recursos didático. Mediante a literatura científica e na reflexão de opiniões de especialistas que diariamente trabalham com deficientes visuais, adaptou-se o livro “De Raup dee Lächer mécht” de Eric Carle, num livro multissensorial para ser utilizado por todos, contribuindo para a inclusão dos alunos com deficiência visual. De seguida, procedeu-se à validação deste recurso adaptado em cinco intervenções com crianças com deficiência visual com os objetivos de descrever a forma de interação e de exploração tátil da criança e a sua motivação, descrever as técnicas do mediador para promover o recurso adaptado e ainda analisar se este recurso é estruturador e facilitador da compreensão e da aquisição de conteúdos. Verificou-se que através dos procedimentos exploratórios a criança obteve informações, que a fizeram reconhecer as figuras do livro adaptado. Sendo importante uma intervenção precoce para que a criança aprenda a desenvolver as suas habilidades táteis e motoras para adquirir uma maior e melhor informação, verificou-se também que a exploração bimanual e unimanual pode ser influenciada por outras deficiências associadas à deficiência visual. O interesse e a motivação do aluno e a co-ativa exploração influenciam o número de procedimentos táteis. O mediador é desta forma um elemento muito importante na motivação do aluno para que este realize um maior número de procedimentos táteis e assim adquirir conteúdos.