Detalhes do Documento

Projeto : Plano de promoção para os roteiros municipais do Alto Alentejo

Autor(es): Dimas, Alicia

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/731

Origem: IC-online

Assunto(s): Roteiros; Alentejo; Interatividade; Promoção; Parcerias; Travel guides; Interactivity; Promotion; Partnerships


Descrição

Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria

O presente projeto pretende delinear as linhas mestras de um plano de promoção para o produto Roteiros Municipais. O produto, cujo objetivo é auxiliar a atividade turística na região do Alto Alentejo (Portugal), foi colocado recentemente no mercado sem qualquer estratégia de marketing associada – este projeto pretende preencher essa lacuna. A estratégia proposta passa pelo enfoque em quatro segmentos de mercado identificados através de estudos de caraterização do turista na região e na melhoria do produto. Foi sugerida, em primeiro lugar, uma melhoria do produto. Estas alterações passam pela sua designação (Roteiros do Alto Alentejo e não Roteiros Municipais), facilitar a sua utilização (melhorar a navegabilidade do site etc) e a sua aparência (design). Foi proposta a criação da marca “Roteiros do Alto Alentejo” e a criação de parcerias a nível local, nacional e internacional para a sua promoção. Várias ações de promoção foram sugeridas atendendo sempre às caraterísticas do público-alvo e a sustentabilidade e autenticidade do turismo na região. Para chegar ao público-alvo propôs-se a publicidade via internet, a execução de material promocional como flyers, cartazes, mupis e outdoors, a criação e/ou participação em eventos que possibilitam um contato direto com o público. Embora o projeto promocional passe essencialmente por uma estratégia PULL, sugerindo medidas de contato direto com o utilizador, é de salientar a adoção de algumas medidas de caris PUSH, nomeadamente quando é sugerida intermediação de agências e promotores turísticos especializados, do Turismo do Alentejo e do Turismo de Portugal, assim como de associações desportivas e outras de caris ambiental. Crê-se que a conjugação de um apelo direto ao consumidor final com o auxílio de intermediários credíveis e adequados ao tipo de produto que se apresenta, beneficia a estratégia de promoção, contribuindo de forma mais eficaz para a consecução dos objetivos propostos.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) IC-Online
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.