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A pedagogia diferenciada numa escola secundária da região de lisboa: percepções dos professores e observação de sua prática lectiva

Autor(es): Ceita, Jorge Boa Morte de

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1177

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): PEDAGOGIA DIFERENCIADA; ENSINO; PROFESSORES; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO; PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION; EDUCATION; TEACHERS; TEACHING


Descrição

O objectivo principal desta tese é tentar perceber como é que os professores de uma escola secundária no centro de Lisboa reagem a necessidade de uma pedagogia diferenciada na sala de aula. O estudo pretende avaliar (a) se os professores envolvidos têm consciência do que uma pedagogia diferenciada exige; (b) se os professores levam em consideração as dificuldades discursivas, as diferenças cognitivas e motivacionais dos alunos na sala de aula; (c) se promovem actividades para dar resposta as diferenças dos alunos. O estudo, um estudo de caso envolveu cinco professores de diferentes áreas (Português, Francês, Inglês, Geografia e Matemática) de uma turma do 7º ano de escolaridade, no ano académico de 2008-2009. Uma entrevista semi estruturada com 12 itens para uma análise, foi apresentada aos professores. Além disso uma grelha para observação das práticas lectivas dos professores foi aplicada aos sujeitos do estudo. O objectivo era comparar a recolha directa de dados oriundos da observação na sala com o conteúdo das entrevistas e, deste modo avaliar se haveriam diferenças entre as percepções dos professores sobre as suas práticas e aquilo que de facto fazem na sala de aula. A análise descritiva de pesquisa permitiu afirmar que os professores envolvidos no estudo estão sensibilizados para os princípios de uma pedagogia diferenciada e respondem positivamente as diferenças com que se deparam na sala de aula. Deste modo conseguem promover actividades adequadas de modo a desenvolver o potencial pessoal dos alunos, tornando-os cidadãos activos para mais tarde melhorar e / ou renovar o mundo que herdaram dos seus antepassados.

ABSTRACT The main objective of this thesis is to seek understanding of how teachers of a secondary school in the centre of Lisbon, react to the need for a differentiated pedagogy in the classroom. The study aimed to assess (a) Whether the teachers involved were aware of what a differentiated pedagogy involves; (b) Whether teachers take into consideration the cognitive and motivational differences of the students in the classroom; (c) whether they promote activities to account for students’ differences. The study, a case study, involved five teachers of different subject areas (Maths, Geography, English, French, Portuguese) of a specific 7th grade class, in the academic year 2008-2009. A Semi-strictmed interview, with twelve items for further analysis, was presented to the teachers. Additionally, a grid for observation of teachers’ classroom practices was applied. The purpose was to compare the direct collection of a data for classroom observation with the content of interviews and, in this way, assess whether there where discrepancies between teachers perceptions on their practices and what they actually did in the classroom. The descriptive research analysis conducted allows us to say that the teachers involved in the study are sensitive to the principle of a differentiated pedagogy and respond, positively to the differences they encounter in the classroom. In this way they manage to promote adequate activities in order to enhance students’ personal potential, to make them active citizens to later improve and / or renovate the world they inherited from their ancestors.

Orientação: José Duarte

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Duarte, José Bernardino, orient.
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