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Formação em contexto, interpares e interciclos, para o ensino experimental das ciências

Autor(es): Martins, Isabel Maria Vieira Grais cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/4019

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENSINO BÁSICO 1º CICLO; ESCOLAS; PRIMARY EDUCATION; EDUCATION; TEACHERS EDUCATION; SCHOOLS; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES


Descrição
Este trabalho de projeto tem como objetivo explorar as possibilidades existentes, no agrupamento vertical de escolas da cidade do Entroncamento, para a conceção de um plano de formação em contexto entre professores do 1.º ciclo e docentes de ciências físicas e naturais do 3.º ciclo/secundário, na área do ensino experimental das ciências. Deste modo, a questão de partida foi: Que plano de formação contínua em contexto é possível promover, num agrupamento vertical de escolas, através de trabalho articulado entre professores do 1.º ciclo e 3.º ciclo/secundário, potenciador de um ensino experimental das ciências? Esta investigação consiste num estudo de caso (Bogdan & Biklen, 2010), de natureza essencialmente qualitativa/interpretativa, baseado na análise dos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, em particular no que se refere à articulação vertical dos diferentes níveis e ciclos de escolaridade. Recorreu-se, ainda, a outros instrumentos de recolha de dados, como o levantamento de recursos humanos e físicos em escolas de níveis de ensino distintos, de modo a poder racionalizar e gerir eficientemente esses recursos, e também a um questionário aos docentes da escola básica selecionada, com o propósito de aferir as reais necessidades de formação para o ensino experimental das ciências dos professores do 1.º ciclo. Este projeto evidenciou que é possível implementar um trabalho articulado interpares e interciclos, assente na partilha de saberes e de experiências educativas, sendo uma mais valia o investimento em práticas colaborativas, capazes de valorizar o ensino experimental das ciências. Por outro lado, salientou-se a necessidade de reforçar a capacidade pedagógica dos estabelecimentos de ensino que integram o agrupamento de escolas em estudo e o aproveitamento racional dos seus recursos, para que se possa caminhar no sentido de uma formação contínua contextualizada, que contribua para o desenvolvimento profissional dos professores e consequentemente para uma melhoria dos níveis de literacia científica de todos.This project aims to explore the possibilities, of designing a training plan in cooperation between teachers of the elementary school and Science teachers of years the 7.º, 8.º and 9.º and secondary levels, in the area of experimental science teaching in the group of schools Cidade do Entroncamento. This way, the question was: What continuous training plan within this context is it possible to promote? articulating work between these teachers, regarding the enhancement of experimental education. This research is a qualitative and interpretive case study (Bogdan & Biklen, 2010), based on the analysis of main guiding documents of the Group of Schools Cidade do Entroncamento, “vertical” articulating different levels and stages of education. We also appealed to other collection of data instruments, such as the survey of human and physical resources in schools with different levels of education, in order to rationalise and manage these resources efficiently, as well as a questionnaire to elementary teachers of school selected, in order to assess the real training needs to the experimental science teaching of teachers at that level. This project brings forward the possibility of implementing a peer and articulated work. Based on knowledge sharing and educational experiences, interstages being an investment in collaborative practices, able to enhance the experimental science teaching. On the other hand, it stresses the need to strengthen the educational capacity of schools that make the group of schools in study and it rationalises the usage of its resources in order to move towards a contextualized training, that contributes to the professional development of teachers and consequently improve the levels of scientific literacy for all.Orientação : Maria Manuela Abreu da Silva ; Co-orientação : Ana Paula Silva
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Maria Manuela Abreu da, orient.; Silva, Ana Paula, co-orient.
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