Detalhes do Documento

A logística inversa dos medicamentos não vendidos, com a data de validade expirada nas farmácias da Campania, Itália

Autor(es): Costa, Rosekelly Araújo

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/10296

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Logística inversa; Medicamentos com a data de validade expirada; Farmácias; Região da Campania-Itália; Medicamentos con fecha de caducidad expirado; Logística


Descrição

16 valores

Esta dissertação de mestrado visa estudar a Logística Inversa (LI), analisando o fluxo inverso dos medicamentos com as datas de validade expiradas, nas farmácias da região da Campania, na Itália, considerando os medicamentos que não são vendidos e são recolhidos nas farmácias. Sendo o principal objetivo, analisar o destino final adequado destes medicamentos. Para a sua realização foi feita uma revisão de literatura, sobre a LI, descrição e análise de como a empresa responsável pela recolha dos medicamentos trabalha, recorrendo a entrevistas semi-estruturadas. As farmácias das principais cidades desta região foram inqueridas, com o intuito de perceber a importância destas neste processo, como também perceber as suas principais dificuldades e desafios. Segue-se a análise estatística dos dados que permitiu verificar como as farmácias estão habituadas à legislação vigente e têm consciência da importância de seu papel na LI dos medicamentos que não são vendidos com a data de validade expirada. Observa-se que as farmácias se mostram bastante satisfeitas com a empresa responsável pela recolha e encaminhamento dos medicamentos e seus materiais para um destino final adequado. Ambas trabalham em sintonia, respondendo bem à lesgilação vigente e respeitando o meio ambiente.

Esta tesis tiene como objetivo estudiar la logística inversa (LI), analizando el flujo inverso de medicamentos con fechas de validez expiradas, en las farmacias de la región de Campania, en Italia, teniendo en cuenta principalmente aquellos medicamentos que no son vendidos y son recogidos en las farmacias. El objetivo principal, es analizar el destino final adecuado de estos fármacos. Para su realización se ha realizado una revisión de la literatura sobre la LI, donde se detalla una descripción y análisis del funcionamiento de la empresa encargada de la recogida de los medicamentos, por medio de entrevistas semiestructuradas. Fueron entrevistadas farmacias de las principales ciudades de esta región, con el fin dar a conocer la importancia de este proceso, asi como también comprender sus principales dificultades y desafíos. Seguido por el análisis estadístico de los datos que permitirán verificar como las farmacias están regidas por la legislación vigente y la consciencia sobre la importancia de su papel en el LI de medicamentos que no se venden con la fecha de validez expirado. Se observa que las farmacias parecen bastante satisfechas con la empresa encargada de la recogida y el envío de medicamentos y de sus materiales a un destino final adecuado. Ambos funcionan al unísono, respondiendo así a la lesgilación actual y respetando el medio ambiente.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Maria Teresa Ribeiro
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados