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O LinkedIn como ferramenta no recrutamento e seleção: como criar um perfil atrativo na procura de emprego

Autor(es): Silveira, Natacha Alexandra Carneiro

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/10918

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Recrutamento e seleção; LinkedIn; Construção de perfil profissional; E-recrutamento; Candidaturas e emprego; Profile building; Job applications; Recruitment and Selection; E-Recruitment


Descrição

Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri

A área dos Recursos Humanos detém bastante importância numa organização. Preencher as vagas existentes com as pessoas certas pode ser uma das causas de sucesso de uma organização. Autores como Chiavenato (1999) produziram várias obras acerca do tema, que se mantêm actuais. No entanto, o processo de Recrutamento e Selecção tem evoluído juntamente com as necessidades de cada organização e de cada candidato. Com a crescente utilização de redes sociais, surgem as que se dedicam à vertente profissional dos seus utilizadores, como é o caso da plataforma LinkedIn, cada vez mais proeminente entre profissionais das mais variadas áreas. Nesta plataforma, as organizações podem dar a conhecer a sua oferta, e os restantes utilizadores podem utilizar o seu perfil como modo de se candidatarem a estas ofertas de emprego. A maneira como cada utilizador constrói o seu perfil, um Curriculum Vitae online, pode persuadir ou dissuadir potenciais empregadores, quer pela sua construção inadequada, quer pela falta de informação diferenciadora. Nesta dissertação, procurou-se averiguar quais as características que as empresas consideram importantes ao recrutar um candidato, e de que modo o fazem utilizando o LinkedIn; e onde encontram as informações que distinguem os candidatos preferidos quando pesquisam um perfil. Também se procurou saber de que modo são afectados os candidatos, no grupo específico de Assessores de Administração. De que modo utilizam esta rede profissional? Qual a importância percebida da mesma? Estará o seu perfil construído de modo apelativo, e contém as informações procuradas pelos recrutadores? O objectivo desta dissertação é responder a estas questões, e elaborar um breve Guia prático que possa servir de auxílio ao preenchimento do perfil no LinkedIn, como modo de tornar cada perfil simples, mas diferente dos restantes. O estudo efectuado é qualitativo, assentando em questionários e entrevistas, e os resultados obtidos apontam qual o perfil mais procurado pelas empresas ao recrutar, assim como a possibilidade de se construir um perfil que corresponda, ou vá ao encontro o mais possível do desejado.

The Human Resource area is very important in an organization. Filling existent positions with the right people can be one of the causes for success in an organization. Authors such as Chiavenato (1999) have produced various works on the subject that remain up to date. With the growing use of social networks, some dedicated to the professional side of users have appeared, such as LinkedIn, a fast-growing platform amongst professionals of various areas. But the way each user builds their profile, an online Curriculum Vitae, may persuade or dissuade potential employers, being by its inadequate construction, or by its lack of differentiating information. In this dissertation, we aim to find out which characteristics organizations find most appealing with recruiting someone, and how they do it using LinkedIn when researching a profile, where do they find the type of information that sets the candidates apart, from least to most adequate? This work also aims to understand the way candidates are affected, in the specific case of Administrative Assistants. How do they use this professional network? How do they perceive its importance? Is their profile built in an attractive manner and containing the information recruiters seek? The objective of this work is to answer these questions, and to elaborate a brief practical guide that may be used to aid in the construction of a LinkedIn profile, to make each profile simple, but different from the rest. The study uses qualitative methods, supported by questionnaires and interviews, and the obtained results show which profile is most appealing to organizations when recruiting, as well as the possibility to obtain a profile that matches the organizations needs.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues; Malta, Mariana Curado
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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