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Os diários de aprendizagem no processo de reflexão do docente de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Castro, Adriana Alves

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/11341

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Reflexão; Escrita Reflexiva; Diário de Aprendizagem; Colaboração; Reflection; Reflective Writing; Learning Journal; Collaboration; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

O presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB, teve como finalidade compreender a importância da reflexão no processo de formação e na profissão docentes, bem como a utilização da tecnologia nos processos colaborativos e reflexivos. Teoricamente, o nosso estudo assenta na certeza de que a reflexão é uma das competências essenciais no desenvolvimento da profissão e formação docente, proporcionando aos professores oportunidades para o seu desenvolvimento, tornando-os melhores e mais conscientes do seu papel numa escola (Oliveira & Serrazina, 2014, p. 37) e de que a colaboração entre docentes visa uma partilha de saberes, no sentido de se compreender da melhor forma a profissão docente. Este estudo foi desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, sendo que a análise de dados da nossa investigação assenta na perspetiva qualitativa com contornos da perspetiva etnográfica e da investigação-ação, cuja análise de dados se sustenta numa metodologia qualitativa com recurso à análise estatística, à análise documental e à análise de conteúdo. Aplicámos estas metodologias na análise dos dados obtidos através de inquéritos por questionário, dos diários de aprendizagem, de impressões obtidas de uma conversação por chat e das nossas planificações das unidades didáticas. Detivemos algumas limitações no que concerne o desenvolvimento do estudo. Deveriam ter sido implementados mais momentos de reflexão conjunta online que não se concretizaram devido a condicionalismos de espaço. Um outro constrangimento prende-se com a escrita de narrativas autobiográficas, pois não foi possível aferir se é estimulada a escrita de narrativas autobiográficas por parte das Instituições de Ensino Superior. Não obstante, o nosso estudo revelou que a escrita reflexiva de um diário de aprendizagem é de facto primordial num processo de autoconhecimento metamorfósico, de formação e na profissão docente, assim como a colaboração que, por sua vez, visa uma partilha incessante de conhecimentos onde “cada participante é equitativamente reconhecido e valorizado no seu pensamento,na sua experiência e nos seus contributos” (Canha, 2013, p. 62).

The present study, which took place in the scope of the Final Report of the Master Course in English Teaching in the 1st CEB, has as its finality understand the importance of the in the of teacher training, as well as the use of technology in collaborative and reflexive processes. Theoretically, our study is based on the certainty that reflection is one of the main competences in career development and teacher training, providing teachers with opportunities for their development, becoming the best and most aware of their role in school (Oliveira & Serrazina), 2014, p.37) and that a collaboration between teachers aims at a sharing of knowledge, in order to understand better what is a teacher and what does a teacher do. This study was developed in a context of supervised teaching practice, the data analysis of our research was based on qualitative analysis with emphasis on the ethnographic perspective and the research and action, using statistical analysis, document analysis and content analysis. We applied these methodologies in the analysis of data obtained through questionnaire surveys, learning diaries, impressions obtained from a chat conversation and our planning of the didactic units. There were detected some limitations in the development of the study. More moments of joint reflection should have been implemented and those did not happen due to space constraints. Another constraint is related with the writing of autobiographical narratives, because it was not possible to gauge if the writing of autobiographical narratives by the Institutions of Higher Education is stimulated. Nevertheless, our study revealed that the reflective writing of a learning diary is in fact a primordial tool in a process of metamorphosic self-knowledge, of formation and in the teaching profession, as well as the collaboration that, in turn, aims at an incessant sharing of knowledge where "each participant is equitably recognized and valued in his or her thinking, experience and contributions" (Canha, 2013, 62).

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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