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Literacia de informação na Polícia de Segurança Pública

Autor(es): Augusto, Maria de Jesus Gomes

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/3214

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Sociedade de informação; Polícia de Segurança Pública; Literacia de informação; Informação; Information literacy information; Public Security Police; Information society


Descrição

Orientadora: Doutora Anabela Mesquita Teixeira Sarmento

A necessidade de Literacia de Informação não é recente, embora só há pouco tempo tenha sido objecto de estudo e análise. Segundo Bruce (1999), a literacia de informação, amplamente definida como a capacidade de reconhecer as necessidades de informação; de identificar, avaliar e utilizar informações de forma eficaz; tem sido, há já alguns anos, uma preocupação crescente. Comprovando este facto e tendência, verifica-se a necessidade cada vez maior de se contratar funcionários com mais formação, mais conhecimento e altamente qualificados, incluindo serem literados em informação. À medida que as tecnologias da informação se tornam mais transparentes e fáceis de utilizar, é provável que façamos perguntas sobre como estão realmente as pessoas a interagir e a usar a informação que a tecnologia disponibiliza. Adicionalmente, estas pessoas, para além de terem de saber realizar uma pesquisa, de serem capazes de tomar decisões e resolver problemas, também têm de ser capazes de lidar com a informação como algo fundamental. Isso envolve o desenvolvimento do pensamento crítico, a consciência da ética pessoal e profissional, avaliação, informação, idealização das necessidades de informação, organização de informação, interacção com profissionais de informação e uso efectivo da informação. São estes processos baseados em informações que são cruciais para o carácter de organizações e que precisam de ser apoiados pela mesma. Esta dissertação aborda os benefícios e as dificuldades a serem ultrapassadas para se ser literado em informação. Discute-se a relevância da literacia de informação para o desempenho das organizações, e defende-se que, quando implementada conduz a melhorias significativas em toda a estrutura organizacional. Esta investigação assentou em pesquisa bibliográfica, tendo como incidência o recurso a livros, revistas científicas, artigos científicos e a algumas bases de dados, como a B-On, Recapp, IsiWebofKnowledge e Google Académico. A parte empírica consistiu na realização de um estudo de caso com dados recolhidos através de inquérito realizado a sessenta e três profissionais da PSP a laborar numa esquadra do Comando Metropolitano do Porto. De seguida, analisaram-se os resultados obtidos que foram cruzados com a informação recolhida durante a revisão bibliográfica. Com o estudo realizado pretendemos alertar as organizações, nomeadamente a instituição PSP para as vantagens que podem advir da conciliação dos referenciais da literacia de informação com as novas realidades económicas e sociais.

The need for Information Literacy is not new although only recently has been the subject of study and analysis. According to Bruce (1999), information literacy, broadly defined as the ability to recognize information needs, to identify, evaluate and use information effectively, has been, for some years now, a growing concern. Proving this fact and trend, there is a growing need to hire employees with more education, more knowledge and highly skilled, including being literate in information. As information technology becomes more transparent and easier to use, it is likely that we make some questions about how are people really interacting and using the information that technology provides. Additionally, these users must be able to do research, decision making and problem solving, and be able to deal with the information as something fundamental. This involves critical thinking, awareness of personal and professional ethics, evaluation, information, idealization of information needs, organizing information, interaction with professional information and effective use of information. These processes are based on information that is crucial to the nature of organizations and that need to be supported by it. This thesis aims to address the benefits and difficulties to overcoming being literate in information. We will discuss relevance of information literacy to the performance of organizations and that, we will try to evidence that when implemented brings significant improvements to the entire organizational structure. This research was conducted through the use of books, literature reviews, journals, papers and some databases, such as B-On, Recapp, IsiWebofKnowledge and Google Scholar. The empirical part consisted of making a case study of the data collected from surveys conducted to sixty-three PSP professionals working in the Porto Metropolitan Command squad. Then we proceeded to an intersection of information obtained from the literature review With this study we intend to alert organizations, namely the institution PSP, to the advantages that may accrue from the reconciliation of information literacy benchmarks to the new economic and social realities.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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