Autor(es):
Graça, Maria Inês Barata da Rocha Gagliardini
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/384
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Capital humano; Unidades hospitalares E.P.E. portuguesas; Gestão estratégica do capital humano; Desempenho empresarial
Descrição
Orientadora: Prof. Doutora Ana Maria Alves Bandeira Co-orientadora: Prof. Doutora Patrícia Alexandra Gregório Ramos
Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Contabilidade e Finanças
O Capital Humano, ou seja, capacidade, experiência e conhecimento é hoje reconhecido como o principal activo de qualquer empresa. Este tema tem vindo a despertar a atenção de contabilistas, gestores, economistas e investidores devido ao valor de mercado das empresas ser, nalguns casos, muito superior ao seu valor contabilístico. Diante do reconhecimento da importância do Capital Humano na criação de valor nas empresas, o objectivo deste trabalho consistiu em analisar o impacto que o investimento neste activo precioso pode ter no fortalecimento da posição competitiva das empresas e a sua viabilidade futura. Para o efeito procedeu-se à análise de possíveis relações entre indicadores quantitativos das práticas de gestão de recursos humanos e cinco indicadores económico-financeiros: Valor Acrescentado Bruto (VAB) por colaborador, Volume de Negócios (VN) por colaborador, Resultados Operacionais (RO) por colaborador, EBITDA por colaborador e Retorno do Investimento em Capital Humano (HC ROI). Os instrumentos de pesquisa utilizados foram os Relatórios e Contas e Balanços Sociais relativos ao ano de 2008 de uma amostra de 33 Unidades Hospitalares E.P.E. Portuguesas. Utilizando uma análise de regressão múltipla foram determinados os modelos que apresentaram o valor mais elevado da estatística R2 ajustada e cujas variáveis explicativas são estatisticamente significantes. Os resultados obtidos permitem concluir que o investimento em Capital Humano pode influenciar positiva e negativamente o desempenho das empresas, devendo os gestores ter a consciência deste facto e desenvolver “boas práticas” de gestão dos recursos humanos que possam contribuir positivamente para os resultados das empresas e para que estas sejam criadoras de valor. A metodologia levada a cabo neste estudo pode ser aplicada a qualquer sector de actividade e para qualquer período de tempo.