Detalhes do Documento

Relatório de Estágio de Qualificação Profissional

Autor(es): Coelho, Telma Isabel Alves Cabral

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/3864

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Educação pré-escolar; Investigação-ação; Desenvolvimento profissional; Aprendizagem ao longo da vida; Reflexão; Research-action; Professional development; Reflection; Lifelong learning


Descrição

No âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi elaborado o presente relatório de qualificação profissional, com o objetivo essencial de ilustrar o processo de desenvolvimento e construção de um perfil de desempenho profissional. Desta forma, importa referir a metodologia de investigação-ação, na medida em que esta permitiu à estagiária desenvolver uma prática pedagógica reflexiva e investigativa, proporcionando-lhe o desenvolvimento de atitudes indagadoras e críticas, a partir da problematização da sua ação. Assim, a partir dos processos que integram esta metodologia investigativa: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, foi possível a construção de um perfil de desempenho profissional. Estes processos foram utilizados como estratégias formativas no desenvolvimento de competências sendo relevante referir que estes contaram, ainda, com a colaboração de vários intervenientes, nomeadamente, do par pedagógico, da orientadora cooperante e, ainda, da supervisora institucional. Foi, também, no âmbito da prática desenvolvida em contextos educativos, nomeadamente, de creche e de educação pré-escolar, que a estagiária pode desenvolver competências ao nível da articulação entre os saberes teóricos e a sua ação educativa. Indo ao encontro de um dos objetivos definidos na ficha curricular da UC, no seu processo de evolução, ao longo do ano, a estagiária consolidou de forma fundamentada e reflexiva as suas competências profissionais e pessoais, tendo ainda, a consciência de que o seu processo de desenvolvimento não acaba aqui, na medida em que esta pretende continuar a investir na sua formação valorizando, assim, o “princípio de aprendizagem ao longo da vida” (Ribeiro & Araújo, 2012-2013:5).

In the context of the Curricular Unit (CU) of Supervised Pedagogic Practice, part of the curriculum of the Master in Preschool Education, this report has been prepared for professional qualification, with the ultimate goal of illustrating the process of developing and building a professional profile. Thus, it should be noted the methodology of research action, which allowed the student to develop a reflective and investigative teaching practice, favoring the development of a critical and inquiring attitude, from the questioning of her own action. It were the processes that take part in this research methodology: observation, planning, action, evaluation and reflection, that made it possible to construct a professional profile. These processes were used as training strategies in the development of skills and it is relevant to note that there were various participants collaborating throughout the process, including the pedagogical pair, the cooperating teacher and also the institutional supervisor. It was also within the scope of practice developed in educational contexts of nursery and preschool education that the trainee could develop skills in articulation between theoretical knowledge and its educational activities. According to one of the objectives defined in the syllabus of the Curricular Unit, during her development process, throughout the year, the student, groundedly and reflexively, consolidated her professional and personal skills, and also the awareness that this development does not end here, as the student intends to continue to invest in enhancing her own learning, by the "principle of lifelong learning" (Ribeiro & Araújo, 2012-2013:5).

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Araújo, Sara de Barros
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.