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A influência dos bogs de moda no processo de decisão de compra

Autor(es): Costa, Marta Correia Barros da

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/7820

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Blogs de moda; Influência; Processos de decisão de compra; Fashion blogs; Purchase decision process; Influence; Gestão


Descrição

As redes sociais, nas quais se incluem os blogs, vieram alterar a forma como as pessoas escolhem os bens e serviços que pretendem adquirir. Ao permitirem (entre outras coisas) a emissão para o mundo de opiniões sobre produtos e serviços, as redes sociais aumentaram a quantidade de informação pré-compra disponível, bem como diversificaram o tipo de fontes que é possível consultar durante este processo. Um exemplo flagrante deste fenómeno em Portugal, e no resto do Mundo, são os blogs de moda. Os blogs de moda são sites pessoais utilizados para a publicação de conteúdos relacionados com o universo da moda (Fernandes, 2013), podendo incluir-se aqui os acessórios, a cosmética, o exercício físico e os estilos de vida (Moura, 2013; Kulmala, 2011). Diversos estudos começam hoje a evidenciar que este tipo de sites exerce influência sobre o processo de decisão de compra dos seus seguidores (Kulmala, 2011; Fernandes, 2013). Neste sentido, foi objectivo deste estudo perceber em que medida os blogs de moda influenciam os processos de decisão de compra dos portugueses. Para este efeito, foi efectuada uma revisão bibliográfica sobre os tópicos em estudo (processo de decisão de compra, blogs de moda e respectiva influência), seguido de um estudo empírico, tendo sido usado o inquérito por questionário, procedendo-se depois à análise dos resultados. Os resultados obtidos permitiram concluir que a pesquisa de informação é, na amostra em estudo, a etapa do processo de decisão de compra mais influenciada pelo conteúdo publicado nos blogs de moda. Concluiu-se também que esta é uma das principais motivações dos inquiridos na consulta de blogs de moda. Verifica-se, portanto, que os blogs de moda funcionam hoje como plataformas de eWOM, ao mesmo tempo que os seus autores ascendem a líderes de opinião.

Social networks, which include blogs, altered the way people choose the goods and services they intend to purchase. Allowing (among other things) the issuance to the world of opinions about products and services, social networks have increased the amount of available pre-purchase information, as well as diversified the type of sources that can be consulted during this process. A striking example of this phenomenon in Portugal, and the rest of the world, are the fashion blogs. The fashion blogs are personal sites used for publishing content related to the world of fashion (Fernandes, 2013), including topics such as accessories, cosmetics, exercise and lifestyles (Moura, 2013; Kulmala, 2011). Currently, several studies begin to show that this type of sites influences the purchase decision process of his followers (Kulmala, 2011; Fernandes, 2013). In this sense, it was the objective of this work to study the extent to which fashion blogs influence the Portuguese purchase decision process. For this purpose, it was made a literature review on the topics under consideration (the purchase decision process, fashion blogs and their influence), followed by an empirical study, having been used a questionnaire survey, proceeding then to the analysis of results. The results showed that the information search is, in our sample, the stage of the buying decision process more influenced by the content published on fashion blogs. It is also concluded that this is one of the main motivations of the respondents in browsing fashion blogs. There is, therefore, that the fashion blogs work today as eWOM platforms, while their perpetrators amount to opinion leaders.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, José de Freitas
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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