Detalhes do Documento

A disciplina de laboratório de improvisação musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo

Autor(es): Almeida, Fábio Alves de

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/8746

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Ensino da música; Jazz; Improvisação; Instrumento saxofone; Curso profissional; Oferta complementar; Music education; Improvisation; Instrument; Saxophone; Training course


Descrição

Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música

O principal objetivo deste relatório prende‐se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: O primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento-Saxofone do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do CMJ, e por fim, a última evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Laboratório de Improvisação” como oferta complementar para alunos do regime articulado e supletivo do 6ºgrau no ensino clássico do CRMVR, assim como referentes reflexões sobre problemáticas na sua criação, assim como outras descobertas durante o ano lectivo. Partindo de um design metodológico de abordagem de investigacao‐ação, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Laboratório de Improvisação”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito questionário aos alunos. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à improvisação, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi proposto aos alunos responder a um questionário de uma forma anónima, com perguntas de resposta direta, para confrontação de posições extremas, e perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos. As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que improvisação mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte dos alunos seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical.

The main objective of this report is the formulation of a document that reflects learnings and experiences during the professional practice process. This document will be divided into three chapters: The first will contextualize the school village and it´s social and geography context, then the school and the typology of education; the second will expose my practice and reflections as a Jazz Saxophone educator at “Jazz Player Training Course” at CMJ, and finally, the latest will highlight the Intervention Project, a full year´s work on the creation and implementation of a new discipline entitled "Improvisation Laboratory" as additional offer for classical music students at CRMVR, as well as reflections on some related problematic facts. Starting from an approach based on a methodological action design, in conjunction with the educational contribution of the new discipline "Improvisation Laboratory", in addition to some literature review, a qualitative nature study has been included from the application of a questionnaire to students to better understand the impact of this discipline at a student level, in order to also understand what are the advantages that they had obtained with the introduction to improvisation. In parallel, to make a general report on positive aspects of this discipline, and my teaching performance, it was proposed that the students responded to a questionnaire in an anonymous form, containing direct response questions to confront extreme positions, and in parallel, open questions to analyze subjective universes. The conclusions showed that the annual review was positive, improvisation has changed the way students listen to music and the majority of them would want to have access to this discipline earlier in their academic life.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Martins, João; Santos, Mário
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.