Detalhes do Documento

Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada

Autor(es): Almeida, Joana Isabel Rocha

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/9981

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Educação; Pré-Escolar; Creche; Formação; Education; Preschool; Day care; Formation; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

A educação de infância exige um conjunto de competências e saberes profissionais por parte do/a educador/a de infância, que promovam as aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. Assim, enquanto reflexo da formação para a docência na Educação de Infância, o presente relatório pretende apresentar uma análise descritiva e critica do processo profissionalizante da mestranda. A Prática Educativa Supervisionada, enquanto pilar da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, possibilita o desenvolvimento de competências profissionalizantes nas valências de creche e de educação pré-escolar. Em prol disso, é necessário um enquadramento teórico sólido como base, com princípios, orientações e referências, para corresponder às competências e responsabilidades de um/a educador/a de infância. De modo a mobilizar os referenciais teóricos, foram desenvolvidos dois estágios profissionalizantes, nas respetivas valências. Importa ainda salientar que a prática pedagógica teve como base a metodologia de Investigação-ação, que, por sua vez, contribui significativamente não só para o desenvolvimento da qualidade de competências, como também e sobretudo para o desenvolvimento da qualidade do respetivo contexto educativo. Assim, os contextos de estágios e todos os processos a eles associados, considerando o perfil e ação do/a educador/a de infância, foram os principais elementos que contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais. Por fim, a mestranda acredita que todo o percurso formativo formou uma base sustentada para o seu futuro desempenho profissional, não esquecendo, no entanto, a necessidade da formação constante, na medida em que só deste modo é possível corresponder às exigências do quotidiano.

Preschool educacion requires a set of professional knowledge and competences from the child educator so he/she can promote learning and development of the children. This way as a reflection of the training for teaching childhood education, the present document intends to present a descriptive and critic analysis of all the professional process. The Supervised Teaching Practice, as the core of the Preschool Education Master, allows the development of professional competences in day care and preschool teaching. On that, it’s necessary to have a theoretical background, with principles, orientations and references, to match the competences and responsibilities of a child educator. Therefore, to mobilize theoretical references, it was made two professional internships, in both day care and preschool. It’s important to refer that pedagogical practices was made in base of an investigative-action methodology, that as significantly contributed to the development of quality competences as well, and most important, as the development of the quality of the educational environment. The internship settings and all the process that come associated, considering the Child educator profile, were the main parts that contributed to the development of professional competences. Lastly, the master student believes that all the formative journey made a sustainable base for her future professional performance, not forgetting to mention, the need to keep on continuous formation, in a way that will be possible to correspond to the daily expectations.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Araújo, Sara de Barros
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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