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Terceiro Livro de Crónicas de Lobo Antunes nas aulas de português

Autor(es): Souto, Ana Mafalda Pires do

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/23176

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Linguística; Língua portuguesa - Ensino; Competências


Descrição

Este trabalho sublinha a natureza comunicativo-pragmática do Texto, sem abandonar as dimensões mais tradicionais da frase e da palavra. Sendo o Texto (e a sua actualização em discurso) um domínio tão complexo e heterogéneo, considerou-se a integração dos seguintes níveis da textualidade: a coesão, a coerência, a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a intertextualidade e a informatividade. Nesta tese, estudam-se as crónicas incluídas em Terceiro Livro de Crónicas de uma forma global, especializando-se a análise nos três fenómenos da textualidade - coesão, coerência e adequação -, que, embora separados para uma melhor observação das conclusões, não se querem distanciar nem isolar. Após a análise do corpus, identificam-se como marcas do estilo de Lobo Antunes o equilíbrio gerido entre a continuidade do tema e os longos acrescentamentos de informação nova, a interacção entre outros discursos e o discurso do enunciador, a interpretação irónica e crítica sugerida a meio do texto e a polifonia estabelecida nas reformulações discursivas recorrentes. Finalmente, propõem-se três conjuntos de estratégias de ensino-aprendizagem com crónicas de Lobo Antunes como ponto de partida para o estudo da língua num uso particular como o de este autor e, paralelamente, para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Em conclusão, pretendemos contribuir para que os alunos do Ensino Secundário sejam leitores em estado de vigília e curiosos por investir nos labirintos da língua e desenvolver a sua competÊncia textual e comunicativa.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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