Detalhes do Documento

Estágios pedagógicos na FLUP : as representações prévias de professores de francês em formação inicial

Autor(es): Alves, Maria Ema Monteiro

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/57046

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Professor - Formação


Descrição

A presente investigação e um estudo de caso que procura dar resposta a questão "As representações previas dos professores em formação inicial, face ao estagio pedagógico, serão diferentes só pelo facto de estes se inserirem em diferentes modelos de formação, associados a diferentes contextos?". Partindo de um enquadramento teórico que aborda temas como o perfil do professor- e do professor de línguas, em especial - na escola do seculo XXI, bem como a importância da formação inicial e o papel do supervisor na construção da identidade profissional, procurou-se distinguir os três modelos de formação em vigor na FLUP de 1991/1992 ate 2008/2009 (o Ramo Educacional, o Curso de Especialização em Ensino e o Mestrado em Ensino), compreender os contextos de formação e o papel do supervisor, e com isso relacionar dados acerca das representações previas dos professores estagiários, obtidos através de analise de conteúdo.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo