Detalhes do Documento

"O que eu Penso eo que eu Acho que os Outros PensamAcerca dos Meus Dentes e do Meu Sorriso. Bullying, Sim ou Não? - Estudo de Campo"

Autor(es): Rodrigues, Cátia Juliana Rigor

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2831

Origem: Repositório CESPU

Assunto(s): Aparência corporal adolescentes; Atitudes dentes adolescentes; Sorriso adolescentes; Bullying adolescentes


Descrição

A face é a parte do corpo mais visível e à qual prestamos mais atenção e por este motivo as expressões faciais adquirem especial importância nas relações sociais. O aspeto dos dentes é, muitas vezes, decisivo na formulação dos nossos julgamentos e um sorriso visto como agradável possibilita ao indivíduo uma melhor aceitação e êxito no seu grupo social. Na adolescência, a necessidade dessa mesma aceitação pelos pares, ganha especial contorno e é condição fundamental para a construção da sua personalidade. Objetivos: Este estudo pretende comparar o que os indivíduos pensam sobre si, com a sua perceção do que os outros pensam sobre si, acerca da imagem corporal, nomeadamente o sorriso; analisar a frequência e espontaneidade do sorriso nos adolescentes inquiridos; analisar a importância do sorriso nas interações sociais; analisar a relação entre a importância da aparência dos dentes e fatores como cultura, status social e nível de ensino; analisar se o sorriso interfere na autoestima; analisar se os indivíduos são discriminados pela sua imagem corporal, nomeadamente pelo sorriso; analisar se os indivíduos são vítimas de Bullying devido à sua imagem corporal, nomeadamente pelo sorriso. Materiais e Métodos: Para este trabalho foi efetuada uma pesquisa da literatura na base de dados de pesquisa bibliográfica PubMed/MEDLINE. Foi também elaborado um questionário de caracterização da amostra que envolveu questões de resposta fechada. A amostra do estudo compreendeu 150 adolescentes do ensino profissional, provenientes de uma escola do concelho de Monção. Para o tratamento estatístico dos dados foi utilizado o programa informático IBM SPSS (Statistical Package for Social Sciences – versão 24). Resultados: Os resultados apresentados evidenciam que, no geral, os adolescentes inquiridos apresentam uma boa perceção sobre si, nomeadamente sobre o sorriso e valorizam o sorriso nas interações sociais e na comunicação. Admitem que jovens da mesma faixa etária discriminam pelo sorriso, mas só alguns conhecem efetivamente quem pratique esse comportamento. Discussão: Tendo como referência a pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos, foram analisados aspetos relacionados com a perceção que o indivíduo tem sobre a sua aparência física e o que pensa sobre a perceção que os outros têm sobre si, assim como a espontaneidade associada ao sorriso, associação entre sorriso e simpatia, a possível insatisfação com a estética dentária e implicações na autoestima, a associação entre imagem, dentes saudáveis e importância do sorriso nas interações sociais e aspetos relacionados com o sorriso e sua associação com Bullying e exclusão social. Conclusão: O que os indivíduos pensam sobre si e a sua perceção acerca do que pensam sobre si sobre a imagem corporal, nomeadamente o sorriso, é semelhante; a frequência e espontaneidade do sorriso nos adolescentes inquiridos, é muito elevada; os indivíduos consideram que o sorriso tem importância nas interações sociais; os indivíduos consideram que a aparência dos dentes está relacionada com a cultura, status social e com o nível de ensino; os indivíduos consideram que o sorriso interfere na autoestima; os indivíduos consideram que há discriminação pela imagem corporal, nomeadamente pelo sorriso, não obstante, apenas um número reduzido de indivíduos, reconhece que existe Bullying devido à imagem corporal, nomeadamente pelo sorriso.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) ROMPANTE, PAULO ALEXANDRE MARTINS DE ABREU
Contribuidor(es) Rodrigues, Cátia Juliana Rigor
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.