Detalhes do Documento

Educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico: ver a diferença na complementaridade

Autor(es): Damasceno, Ana Filipa

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1179

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Docente generalista; Educação pré-escolar; Ensino básico (1º ciclo); Papel do educador


Descrição

O presente relatório, enquadra-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procurou-se perceber de que forma a prática pedagógica, em ambas as valências, se desenvolve salientando o papel da estagiária finalista, como educadora de infância/professora do 1ºciclo do ensino básico. No decorrer deste percurso, foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de conhecer opiniões diversificadas de autores de referência ao nível pedagógico e que sustentassem toda a prática realizada nos dois contextos de intervenção, nomeadamente em educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Ao longo das práticas, surgiu a necessidade de recolha de dados. Optou-se pela entrevista e observação direta, fazendo-se registos nos mais variados instrumentos, de forma a melhor conhecer para melhor selecionar os caminhos da intervenção Recorreu-se, ainda, à caracterização das instituições, dos grupos de crianças, das famílias, dos bairros, enquanto envolventes significativos para práticas adequadas e com sentido. Este relatório aborda, ainda, as questões da planificação, da observação e da avaliação, nas valências de pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico por serem pilares estruturantes e reguladores de ambientes de aprendizagem. O intervir na prática, da estagiária finalista, constituiu o ponto de partida para uma constante reflexão que a ajudou a crescer em atitudes e estratégias pedagógicas. Por último, é realizada uma conclusão do trabalho, com base nas reflexões realizadas ao longo deste percurso e que foi o estágio profissional.

This report falls under the Stage Master of Education Pre-School Education and the 1st cycle of basic education. We sought to understand how the teaching practice develops, in both valences, the role of a student in the last stage of the degree, as a kindergarten teacher / teacher in the 1st cycle of basic education. During this journey, were realized several studies in order to see different points of view of the authors of reference to the pedagogical level and that sustain any practice performed in two intervention contexts, especially in preschool and first cycle of basic education. During the practices, we needed to do data research and for that was chosen the interview and the direct observation by making records in a variety of instruments, in order to better awareness and then to select the paths of action. The characterization of the institutions, groups of children, families and neighborhoods, were the other ways to collect all the information needed. This report also discusses the planning, observation and evaluation issues, in valences from pre-school and 1st cycle of basic education because they are pillars of structural and regulatory environments for learning. The intervention in practice, of the final stage student, was the starting point for a constant reflection that helped her grow in attitudes and teaching strategies. Finally, it was realized a conclusion of the work, based on reflections during this journey and that was the professional stage.

64 f.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Serapicos, Ana; Silva, Brigite
Contribuidor(es) Damasceno, Ana Filipa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo